O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar possível irregularidade na nomeação de um servidor para cargo comissionado na Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (AM). A Portaria nº 13/2025 assinada pelo procurador da República, Igor Jordão Alves, consta no Diário Eletrônico do órgão desta terça-feira, 2.
O procedimento foi aberto para apurar a suposta nomeação irregular do servidor identificado apenas pelas iniciais R. M. C. ao cargo de Diretor de Departamento, vinculado ao gabinete do ex-prefeito Clóvis Moreira Saldanha, mais conhecido como ‘Curubão‘ que comandou o município de 2020 a 2024. O MPF investiga indícios de que a nomeação teria ocorrido por influência de R. F. C., identificado como chefe do cartório da 19ª Zona Eleitoral.
A investigação tem como base informações colhidas no Procedimento Preparatório nº 1.13.000.000279/2025-84, que já apontava possíveis inconsistências na nomeação. Com a abertura do inquérito civil, o caso passa agora a ser analisado de forma mais aprofundada.
Da Redação
Foto: Divulgação


