dezembro 9, 2025 18:24

Em carta à Aneel, concessionárias apontam riscos em contratos feitos pela Âmbar Energia

As concessionárias Amazonas Energia e a Roraima Energia enviaram cartas para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) demonstrando preocupações relacionadas a contratos com a Brasil Biofuels (BBF).

Ambas foram compradas pela Âmbar Energia, do grupo J&F, mas os processos ainda aguardam trâmites necessários para finalizar essas operações. Os documentos foram enviados cerca de um mês depois da assembleia-geral da BBF aprovar o pedido de recuperação judicial da companhia e o de cancelamento do registro de emissor de valores mobiliários categoria “B” na Comissão de Valores Mobiliários.

Além disso, a Aneel cancelou dez outorgas de termelétricas da empresa. Procurada pela MegaWhat, a BBF não se manifestou, mas o espaço segue aberto. 

A Amazonas Energia pediu ações de acompanhamento econômico-financeira pela Aneel na Brasil Biofuels (BBF). Em carta enviada à autarquia, a distribuidora demonstrou preocupações sobre o risco de continuidade do atendimento do Sistema Isolado nas localidades.

Na carta, a distribuidora informou que equipes técnicas já foram mobilizadas para realizar fiscalizações presenciais nas usinas da BBF, que afirmou normalidade no atendimento. A análise da Amazonas apontou que, apesar de a potência disponível atender à carga das localidades do contrato, as termelétricas Envira, Ipixuna e Belém do Solimões estariam operando com potência disponível abaixo da demanda contratual e sem qualquer margem de reserva técnica.

Ainda há informações de que algumas usinas operam com número reduzido de unidades geradoras e algumas vezes próximas do pico de carga local, condições que, segundo ela, “impõe sobrecarga crônica aos equipamentos remanescentes, acelera o desgaste das máquinas e eleva substancialmente a probabilidade de falhas encadeadas, com iminente risco de alívios de carga e interrupções totais do fornecimento”.

 

Com informações de MegaWhat

Últimas Notícias

Dino aponta ‘grave afronta’ ao STF em nova decisão que manda investigar emendas pix

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou novas irregularidades na execução das emendas parlamentares do tipo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!