Em entrevista coletiva no início da tarde desta sexta-feira, 13, o governo do Estado confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade de Manaus. A paciente, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), chegou de viagem de Londres, na Europa, na última quarta-feira, 11, e, imediatamente procurou uma unidade de saúde. O resultado do teste positivo foi divulgado nesta sexta.
Diante do fato, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), divulgou um vídeo em suas redes sociais agora à tarde informando que vai decretar estado de emergência na cidade e adotar medidas que possam resguardar a população local.
Arthur disse ainda que como medida emergencial vai antecipar a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Município, que seria pagos em julho, para 24 de março, dentro de duas semanas.
Segundo ele, essa decisão é necessária porque os idosos são mais vulneráveis à doença e, a antecipação do benefício é uma forma de “garantir e dar tranquilidade financeira necessária para que possam se prevenir”.
O prefeito também apelou para que manifestações públicas que aglomerem mais de 100 pessoas sejam evitadas na cidade, haja vista que isso ajuda a transmitir o vírus de forma mais rápida, uma vez que Manaus já tem um caso confirmado do Covid-19.
Diante da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, o Covid-19, em Manaus, iremos decretar Situação de Emergência na capital e adotar as medidas iniciais que venham resguardar a nossa população. Entre elas, a antecipação da primeira parcela do 13° salário dos nossos aposentados e pensionistas, de julho para o dia 24 de março, uma vez que são, comprovadamente, mais vulneráveis a essa terrível doença por conta da idade e queremos garantir a tranquilidade financeira necessária para que possam se prevenir.
Posted by Arthur Virgílio Neto on Friday, March 13, 2020
Da redação O Poder