outubro 6, 2025 09:19

Deputados apresentam propostas para amenizar impacto econômico do Covid-19 no Amazonas

Para amenizar a crise na economia do Amazonas por causa da pandemia do coronavírus, os deputado estaduais João Luiz (Republicanos) e Josué Neto (sem partido), apresentaram nesta quarta-feira, 18, projeto de lei que proíbe as concessionárias de serviço público de água e energia elétrica de realizarem o corte do fornecimento residencial por falta de pagamento em situações de gravidade social que inclui o Covid-19.

De acordo com artigo 2º do projeto de lei, o consumidor que tiver suspenso o fornecimento (água ou energia), fica assegurado o direito de acionar juridicamente a empresa concessionária por perdas e danos, além de ficar desobrigado do pagamento do débito que originou o corte.

A proposta diz ainda, em seu artigo 3º, que cessado o estado de emergência, o consumidor devera procurar as respectivas concessionárias de serviços públicos de água e energia a fim de quitar o débito, que por ventura venha a existir.

Isenção de ICMS

Na mesma esteira, o parlamentar apresentou à mesa diretora da casa legislativa um indicativo ao governador Wilson Lima (PSC) solicitando a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para aquisição de artigos de uso essencial como máscaras, álcool gel e luvas, recomendados pelo Ministério da Saúde para prevenir o contato com o vírus. A medida tem como objetivo baixar o preço desses itens para facilitar o acesso da população a estes produtos.

“Estou atento a todos os acontecimentos e trabalhando para apresentar soluções que possam promover a diminuição do desconforto e perigo a vida das pessoas. Esses projetos foram apresentados neste sentido e será pedido regime de urgência para a tramitação de ambos”, afirmou Josué Neto.

Desoneração de impostos

Líder da minoria no Parlamento estadual, o deputado Wilker Barreto (Podemos) defende que a casa legislativa acione a bancada federal do Amazonas para que pressionem o presidente, Jair Bolsonaro a desonerar impostos para evitar demissões durante a pandemia, já que o confinamento das pessoas é uma das determinações para evitar o alastramento da doença.

“Precisamos fazer um ofício e um apelo a Presidência da República e a bancada federal do Amazonas para que seja sugerido ao presidente a desoneração de impostos para que não tenha demissões em massa no comércio de Manaus e na indústria. Os programas sociais têm um aporte de recursos para que o povo humilde não tenha que ir à rua para tentar sobreviver. Estamos em estado de guerra. Ainda temos tempo de tomar as providências, mas esse tempo está se acabando”, frisou o parlamentar.

Medidas contra pandemia

Líder do governo na Assembleia, Joana Darc (PL) saiu em defesa das medidas emergenciais adotadas pelo Comitê Intersetorial de Combate e Enfrentamento ao Covid-19, como a suspensão das aulas na rede pública estadual na capital, a distribuição de máscaras e álcool em gel à população pelas prefeituras dos municípios do interior, além do remanejamento de recursos para investimentos na saúde.

A deputada endossou que o governo possui estrutura adequada na saúde, caso haja um surto da doença no Estado e citou como exemplo o Hospital Delphina Aziz, localizado na Zona Norte da cidade, como unidade de referência para o tratamento do coronavírus.

“Temos previsão imediata de 50 leitos (Delphina Aziz) e a perspectiva de ter muito mais com o contingenciamento que o governador vai fazer nos recursos públicos para direcionar a saúde”, afirmou Joana. No entanto, ela não soube dizer os valores destes recursos.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Aleam

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!