setembro 7, 2024 20:54

Presidente da AAM alerta sobre o impacto do Covid-19 no interior: ‘pode ser avassalador’

Presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), o prefeito de Maués, Júnior Leite (PSC), afirmou que, se o coronavírus chegar “muito forte” ao interior pode ser “avassalador”. Ele cita como exemplo o próprio município que administra, em que 25% da população tem acima de 60 anos de idade, cerca de 15 mil pessoas na faixa do grupo de risco.

Preocupado com o avanço da pandemia, o prefeito diz que concorda com as últimas medidas do governador Wilson Lima (PSC), em que suspendeu o transporte fluvial de passageiros por 15 dias.

O decreto do governo não foi bem recebido pela população que reside no interior que tem nas embarcações o principal meio de locomoção, principalmente para a capital amazonense para resolver questões diversas, como saúde, questões financeiras e transporte de cargas.

Júnior Leite ressaltou, no entanto, que a decisão do governador possui algumas exceções, como em casos de pessoas que estejam doentes ou em casos de emergências, que precisem se locomover para Manaus de barco.

“Eu avalio essa medida como necessária. Ela tem um impacto na população do interior, mas é fundamental. Os países que conseguiram conter a taxa de evolução do coronavírus foram aqueles que conseguiram fazer o isolamento social eficiente. Sou a favor. Pior do que o impacto do deslocamento de passageiros de barco é termos uma curva de infecção muito acentuada”, enfatizou.

Medidas adotadas

Leite ressaltou que tem intensificado em Maués e nos demais municípios as orientações básicas de prevenção à infecção, como os cuidados com a higiene, lavar sempre as mãos, usar álcool em gel.

Estamos fazendo campanhas em rádio. Já reunimos a sociedade civil organizada e lançamos o Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus, que envolve as igrejas católicas e evangélicas, colônia de pescadores, Ufam e UEA, além de termos um plano de ação que vai atuar de acordo com a evolução dos quadros”, disse o gestor.

Ele acrescentou que as aulas da rede municipal de ensino já foram suspensas e os trabalhos de algumas secretarias também foram alterados para evitar aglomerações.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!