Depois do vereador Isaac Tayah (DC) testar positivo para o novo coronavírus (Covid-19), no último dia 24, seu colega de parlamento, Coronel Gilvandro Mota (PTC), confirmou para o portal O Poder que está em isolamento domiciliar após apresentar os sintomas do vírus. O Amazonas já registra 175 casos positivos, com o 3º óbito registrado em menos de 24h.
O vereador disse que teve febre, dor de garganta e coriza. “Estou em isolamento social que termina nesta quarta-feira, 1º de abril. Tivemos todos os sintomas do Covid-19, mas, a triagem ficou de vir aqui na minha residência para fazer o exame, mas, até agora nada”, ressaltou o parlamentar.
De acordo com o vereador, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), chegou a fazer uma triagem em sua residência, mas, o exame não foi feito por falta de testes.
“Não tem teste, não tem material para fazer o exame, sem contar que o laboratório responsável não tem capacidade para atender a demanda, e os nossos testes rápidos só irão chegar lá pelo dia 10 de abril. Então, estamos vivendo uma situação bastante delicado no Estado e precisamos acelerar nosso plano de contingência para atender a demanda da população caso seja necessário”, finalizou o vereador.
Negativo
O vereador Cláudio Proença (PL), foi outro parlamentar que afirmou ter sintomas do Covid-19, mas, após exames, ele testou negativo para o vírus.
Sem retorno
A reportagem procurou a FVS para explicar sobre a denúncia do vereador, da falta de estrutura para atender aos pacientes com os testes de coronavírus. Mas, até a publicação desta matéria não havia obtido retorno.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Dircom/CMM