novembro 24, 2024 17:38

Com dois casos positivos e 25% da população de idosos, Covid-19 preocupa Maués

Com dois casos positivos para Covid-19 no município e outros oito suspeitos, o vírus já começa a preocupar Maués, que tem 25% de sua população de idosos, cerca de 15 mil pessoas dentro da faixa do grupo de risco.

Em entrevista ao O Poder, o prefeito Júnior Leite informou que intensificou as medidas para combater o avanço da do Covid-19 na cidade e, uma delas, foi aprovar na última quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o decreto legislativo 21/2020, que coloca Maués em estado de calamidade pública.

Júnior Leite afirmou que desde a confirmação do primeiro caso por meio de teste rápido, adotou medidas preventivas. Ele disse que as equipes estão nas ruas da cidade orientando para que as pessoas não fiquem aglomeradas, além da colocação de barreira sanitária na foz do rio Maués-Açú entrada da cidade.

“Estamos com equipes monitorando o aeroporto e os portos nas estradas, decretei o toque de recolher, que vai das 19h30 às 06h, bem como o fechamento de estabelecimentos que não são tidos como essenciais e estamos fiscalizando o cumprimento deste ato, essas abordagens tem contado com apoio da Policia Militar”, destacou.

O prefeito disse ainda que estão sendo realizadas ações de desinfecção nas áreas de maior fluxo de pessoas como mercados, feiras, ruas do comércio e porto. O trabalho está sendo realizado pelas equipes da vigilância sanitária que utiliza uma solução química eficaz contra o vírus.

“Agora nossa UBS fluvial foi colocada na área portuária de Maués para atender a população ribeirinha que chega na cidade a procura de atendimento médico. Na UBS fluvial, reforçamos as orientações sobre o novo Corona Vírus e como é possível se prevenir’, disse.

Também foram adquiridos equipamentos para combate a doença entre EPI’s (máscaras nº 95, macacões, máscaras cirúrgicas, testes rápidos, aventais, gorros, pró-pés, viseiras, óculos), além de   ambulância, gasômetro, monitor cardíaco e carro de anestesia entre outros.

De acordo com Júnior Leite, Maués foi o primeiro município a fechar parceria com a  Samel e o instituto Transire que doaram cápsulas de ventilação não-invasivas para a cidade.  “A tecnologia tem dado certo e já é referência, inclusive nós já estamos construindo essas cápsulas aqui em Maués”, afirmou.

Preocupado com a população de idosos que representam 25% da população, o prefeito Júnior Leite confirmou que medidas preventivas foram adotadas antes mesmo da confirmação dos casos de Covid-19.

“Fechamos o centro de convivência do idoso para evitar aglomerações dos mais de 200 idosos que são atendidos no local. Iniciamos também vacinação a domicílio contra a gripe. Vacinamos nossos idosos do grupo prioritário acima de 60 anos em casa, até às áreas da estrada vicinal”, complementou.

Medidas para a zona rural

Para a propagação do Covid-19 para a zona rural de Maués, a prefeitura também está evitando viagens desnecessárias de comunitários à cidade.

“Montamos barreiras sanitárias que monitora quem entra e quem sai da cidade. Campanhas de informação estão sendo rodadas nas rádios locais e nas redes sociais. Orientamos também nossos agentes comunitários de saúde na zona rural para que repassem as orientações de prevenção aos nossos irmãos ribeirinhos”, afirmou.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!