O prefeito de Anori (a 194 quilômetros de Manaus), Jamilson Carvalho (MDB), o seu vice-prefeito, Régis Nazaré, além de secretários municipais, estão sendo investigados pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), que instaurou inquérito civil por intermédio da promotora de Justiça, Adriana Monteiro Espinheira, para apurar suposta prática de nepotismo na administração pública no exercício de 2017.
A promotora abriu a investigação considerando a Notícia de Fato 202.2020.000024, datada de 17 de janeiro de 2018, formalizada por Eliane de Castro Linhares Lima, que trata sobre o caso.
Em trecho do documento, a magistrada afirma: “Converter o procedimento acima mencionado em inquérito civil a fim de investigar a suposta prática de nepotismo, tendo em vista a relação de parentesco do prefeito, vice-prefeito e secretários do município de Anori com pessoas que foram diretamente contratadas para prestarem serviços à administração pública no ano de 2017”.
O inquérito com as informações foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MP-AM, na sexta-feira, 26.
Além de abrir investigação contra o prefeito e os demais gestores, a promotoria determinou que a Prefeitura de Anori apresente no prazo de dez dias úteis, as fichas funcionais e financeiras das pessoas relacionadas nas denúncias.
O Portal O Poder tentou entrar em contato com o prefeito Jamilson Carvalho vai aplicativo de mensagens e por ligações telefônicas, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação