janeiro 15, 2025 04:32

Pesquisa Pontual à Prefeitura de Manaus mostra favoritismo de Amazonino Mendes, com 29,9%

Se a eleição fosse hoje, o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) estaria no segundo turno do pleito, com 29,9% das intenções de voto, conforme pesquisa do Instituto Pontual, divulgada nesta segunda-feira, 6, com exclusividade pelo Portal O Poder. Essa é a segunda pesquisa feita pela empresa neste ano para a Prefeitura de Manaus e, a primeira, após o auge da pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa mostra ainda que o provável adversário de Amazonino no segundo turno seria o ex-deputado estadual, David Almeida (Avante), que obteve 17,7% das intenções de voto. Este cenário, inclusive, é o mesmo apontado pela primeira pesquisa da Pontual, divulgada em março deste ano, antes da imposição do isolamento social em Manaus.

O levantamento mostra também a ascensão do pré-candidato a prefeito da capital amazonense e deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos), que aparece em terceiro lugar, com 5,9%, desbancando o também deputado federal José Ricardo, do PT.

Em quarto lugar na pesquisa Pontual aparece o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), com 5,7%, seguido de José Ricardo, que caiu duas posições em relação à pesquisa anterior e agora está em quinto lugar, com 4,0% da preferência dos entrevistados.

Na sequência, vêm Josué Neto (PRTB) empatado com a delegada licenciada da Polícia Civil, Débora Mafra (PSC), ambos com 3,2%, seguidos do ex-deputado federal Alfredo Nascimento (PL), com 2,3%; do empresário Romero Reis (Novo), 1,3%; e do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), com 0,5%.

Indefinição

A pesquisa revela que o eleitorado manauense ainda está muito confuso em relação aos nomes que pleiteiam a Prefeitura de Manaus e mostra que os votos brancos e nulos alcançam 21,1% das intenções, superando os percentuais alcançados por David Almeida, que está em segundo lugar no levantamento.

Já os indecisos são 5,2% dos entrevistados.

Veja o resultado da pesquisa estimulada:

ESTIMULADA

Rejeição

Nesta edição da pesquisa mostra que o maior índice de rejeição está com o deputado e ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, com 17,9%, seguido de perto por Alfredo Nascimento – também ex-prefeito de Manaus – com 17,4%.

Amazonino, que tenta o quarto mandato de prefeito da capital amazonense, aparece em terceiro lugar, com 14,0% de rejeição; seguido de José Ricardo, com 5,2%. David Almeida, Josué Neto e Débora Mafra, possuem 4,2%, 3,7% e 2,0% de rejeição, respectivamente.

Já os pré-candidatos Ricardo Nicolau, Romero Reis e capitão Alberto Neto possuem rejeição quase zero. Nicolau recebeu 1,2%; Romero, 1,0%; e Alberto Neto, 0,7%, o que revela um ponto positivo para seu crescimento nas pesquisas eleitorais.

A pesquisa reforça o cenário indefinido da disputa majoritária em Manaus, em que aqueles entrevistados que rejeitaram todos os nomes apresentaram somam 18,1% e, os indecisos, 14,6%.

Veja o cenário de rejeição:

REJEIÇÃO

Nova pesquisa este mês

Para o coordenador do Instituto Pontual, Eric Barbosa, esta segunda pesquisa do ano para a Prefeitura de Manaus revela o crescimento da preferência do ex-governador Amazonino Mendes entre o eleitorado manauense, que já vinha se desenhando nas pesquisas anteriores da empresa, divulgada em setembro e dezembro de 2019 e, em março deste ano.

Eric Barbosa, coordenador do Instituto Pontual (Foto: Divulgação)

“No final deste mês de julho, a Pontual deverá apresentar um outro estudo, considerando os novos pré-candidatos que estão oficializando seus nomes à Prefeitura de Manaus”, adiantou Eric.

A coleta de informações foi feita entre os dias 4 e 11 de junho e 935 eleitores foram entrevistados. Os pesquisadores obedeceram todas as regras sanitárias impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo o coordenador do Instituto Pontual, Eric Barbosa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM 04631/2020. A margem de erro é de 3,2% e o intervalo de confiança é de 95%.

 

 

 

 

Valéria Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Sesau deixa vencer quase meio milhão de vacinas e prejuízo é avaliado em mais de R$ 22 milhões

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma auditoria na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e encontrou uma...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!