setembro 8, 2025 22:35

CPI da Saúde apresenta proposta que proíbe parentes de secretários firmarem contratos com o governo

Deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde apresentaram nesta quinta-feira, 16, o projeto de lei nº 300/2020, que proíbe a contratação de cônjuge, companheiro ou qualquer parente consanguíneo ou afim, em linha reta, até o segundo grau, de Secretário de Estado do Amazonas, como prestador de serviços ou produtos.

Assinam a proposta os parlamentares delegado Péricles (PSL), Wilker Barreto (Podemos), Fausto Júnior (PRTB), Serafim Corrêa (PSB) e Dr. Gomes (PSC).

De acordo com o artigo 3º do projeto, fica vedada a nomeação para cargo de secretário de Estado cônjuge, companheiro, parente consanguíneo ou afim em linha reta, até o segundo grau, de qualquer sócio de pessoa jurídica contratada para fornecer bens ou prestar serviços para a administração pública, enquanto durar a vigência do contrato.

No parágrafo único, o texto fala que “constitui justa causa para rescisão contratual do fornecimento de bens ou prestação de serviços, a assunção ao cargo de secretário de Estado por algum dos sócios das empresas contratadas pelo Poder Executivo”.

Durante a sessão híbrida desta quinta, Péricles citou o exemplo do marido da ex-secretária de Estado de Comunicação, Daniela Assayag, que estava envolvido na compra dos respiradores superfaturados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), durante a pandemia do coronavírus.

Ele explicou que projeto visa impedir que secretários tenham parentes contratados pelo Executivo. “Para evitar casos semelhantes a estes que estamos apurando na CPI da Saúde”, acrescentou, se referindo ao caso da ex-secretária de Comunicação.

Péricles afirmou ainda que foi verificado nas investigações que o marido de Daniela Assayag tinha outros contratos de milhões com o Estado. “Para evitar esse conflito de interesses esse processo visa proibir essa contratação”, concluiu. Proposta vai tramitar na Assembleia Legislativa do Estado.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!