Na manhã desta quinta-feira, 6, a Polícia Federal (PF) realiza uma operação para investigar supostas irregularidades na compra de aventais descartáveis para abastecer os hospitais gerenciados pela prefeitura de São Paulo.
Ao todo, serão cumpridos seis mandados de busca e apreensão, incluindo na sede da Autarquia Hospitalar Municipal, pelos crimes de fraude em licitação, associação criminosa e corrupção e peculato.
De acordo com a nota da PF, as possíveis fraudes, identificadas com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), foram realizadas em contratações emergenciais feitas com recursos federais destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus. Somando 11,1 milhões de compras sem licitação.
“Até o momento, apurou-se que durante o processo para a contratação, algumas empresas foram desclassificadas sob argumentos que depois foram ignorados na assinatura do contrato com as empresas investigadas. Há indicativos que o valor da contratação também foi superior ao praticado no mercado na mesma época”, explica a PF.
“Também foi identificada estreita ligação entre as empresas que participaram do processo, sendo que elas não tinham qualquer experiência ou capacidade técnica e operacional para a confecção de aventais médico-hospitalares, assim como uma das empresas contratadas”, acrescentou.
Conteúdo: Reuters
Foto: Aloisio Mauricio/Agência Fotoarena/Agência O Globo