Após a divulgação de que o PSC retirou a pré-candidatura a prefeita da ex-secretária de Justiça, Carol Braz, em detrimento do apoio à pré-candidatura do deputado estadual Ricardo Nicolau, do PSD, numa articulação interna feita pelo senador Omar Aziz, cacique do PSD, o deputado negou que esteja procurado este apoio e garantiu que sua pré-candidatura é “independente”.
“Estamos construindo uma candidatura independente e, ela é independente de governos”, ressaltou Nicolau ao O Poder.
Ele afirmou que essa aliança está descartada e que sua pré-candidatura está sendo construída de modo independente a qualquer governo, com uma proposta alicerçada num planejamento estratégico com metas bem definidas e soluções viáveis para a cidade. “Qualquer informação divergente disso é oriunda de milícias de fake news”, disparou Nicolau.
No entanto, informações dos bastidores da política dão conta de que o senador Omar Aziz vem articulando fortemente para viabilizar a candidatura de Ricardo Nicolau e, inclusive, com o apoio do PSC e do governador Wilson Lima.
Outras informações são de que Omar Aziz é o conselheiro político de Wilson Lima, e articula em grande parte de decisões do governo. Incluindo, decisões no âmbito político/eleitoral.
Interesse
O interesse de Omar na candidatura de Ricardo Nicolau estaria ligado à vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Caso Nicolau tenha êxito nas eleições, a vaga dele no Parlamento estadual passa a ser ocupada pela primeira suplente da coligação que elegeu Nicolau, que é a ex-primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, dando-lhe imunidade parlamentar.
Nejmi Aziz é investigada na quinta fase da Operação Maus Caminhos, que investiga o desvio milionário da saúde do Estado. Ela chegou a ser presa e encaminhada ao Centro de Detenção Provisória Feminina (CDF), por não ter nível superior.
Sem resposta
Procurado pelo Portal O Poder, o presidente do diretório estadual do PSC, Miltinho Castro, não atendeu as ligações para comentar sobre os questionamentos relacionados à retirada do nome de Carol Braz nas eleições deste ano, se o partido vai lançar outro nome do partido para a disputa ou se vai mesmo apoiar a candidatura de Ricardo Nicolau.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Henderson Martins/O Poder