Com o início da campanha eleitoral oficialmente neste domingo, 27, o Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral esteve nas ruas e avenidas da cidade fiscalizando as campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito e a vereador de Manaus.
De acordo com membros do comitê verificou-se pouca movimentação de cabos eleitorais e o registro de algumas adesivagens de veículos, mostrando a apatia dos eleitores neste início oficial das eleições municipais 2020.
“O eleitorado apático e sem movimentação de cabos eleitorais, a exemplo de eleições anteriores, deram o ritmo nas ruas e esquinas da cidade no primeiro dia oficial da campanha eleitoral 2020”, diz nota do colegiado, distribuída à imprensa.
Mesmo assim, acrescenta a nota, foram realizadas a minicarreata do candidato José Ricardo (PT); a motociata do candidato Coronel Menezes (Patriota) e adesivagem do Romero Reis (Novo). A maioria dos candidatos preferiu ficar longe das ruas e investir em ações de propaganda nas redes sociais.
Fiscalização
Membros do Comitê acompanharam o fluxo de pessoas e de veículos na avenida Autaz-mirim e Grande Circular (Distrito Industrial), na Zona Leste; na avenida Max Teixeira (Cidade Nova), Estrada do Aleixo (próximo da Bola do Coroado e da Secretaria de Fazenda – Sefaz), na avenida Boulevard Álvaro Maia, Djalma Batista, Tarumã (Praça 14) e na Bola do Mindú, no Parque Dez, Zona Centro-Sul da capital do Estado.
No trajeto de fiscalização, os representantes do Comitê ainda encontraram uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na Zona Leste, com apoio de agentes de trânsito da Manaustrans.
Segundo a coordenação do Comitê, uma equipe ficará atenta às movimentações nas ruas e nas redes sociais dos postulantes ao cargo de prefeito e de vereador durante o certame eleitoral.
As possíveis irregularidades encontradas no acompanhamento da campanha, cometidas pelos candidatos, deverão ser encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral e à Comissão de Propaganda do TRE-AM.
Da Redação O Poder
Com informações do Comitê Eleitoral
Foto: Divulgação