O candidato à Prefeitura de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), Robson Tiradentes (PSC), conseguiu derrubar na Justiça Eleitoral uma portaria do juiz da comarca do município, Fábio Lopes Alfaia, que proibiu, a partir do dia 27 de setembro, em qualquer hipótese, a realização de campanha eleitoral com caminhadas, comícios, bandeiradas ou reuniões públicas em Coari, durante as eleições municipais deste ano.
A portaria se tratava de um documento conjunto acordado com os candidatos que disputavam o pleito municipal em Coari, com posicionamento contrário de Robson Tiradentes, que resolveu judicializar a decisão da maioria. A medida tinha o objetivo de evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19)
Em sentença monocrática, o desembargador Jorge Lins, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), atendeu ao mandado de segurança ingressado pelo candidato Robson Tiradentes, contra o juiz da 8º Zona Eleitoral de Coari, requerendo a suspensão dos efeitos da Portaria n° 05/2020.
Informações repassadas ao Portal O Poder dão conta de que o desembargador concedeu a liminar suspendendo a medida como se a decisão fosse ato unilateral do juízo eleitoral de Coari.
Após a decisão, presidentes e representantes dos partidos se reuniram nesta terça-feira, 20, e se posicionaram contra a decisão do TRE.
Permitido
A portaria permitia, tão somente, sob determinadas condições e sem esquecer as regras sanitárias vigentes (uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel, etc.), carreatas envolvendo veículos automotores ou motocicletas até o número de cinco pessoas, carros de som, devendo movimentar-se de forma exclusivamente individual e visitas domiciliares, mesmo junto às comunidades rurais, em grupos até o número máximo de cinco pessoas, incluindo os candidatos às eleições municipais majoritárias e proporcionais.
Candidato à reeleição no município, o prefeito Adail Pinheiro (PP) disse que a saúde da população é prioridade e sabendo da gravidade e os riscos de contaminação pelo novo coronavírus está seguindo todos os protocolos das autoridades de saúde e da Justiça Eleitoral.
“Iniciamos nossa campanha eleitoral online e posteriormente o programa de rádio. Reuniões presenciais, somente pontuais com a coordenação de campanha e partidos com seus apoiadores. Desta forma seguiremos até o último dia permitido conforme calendário da Justiça Eleitoral”, disse o prefeito.
Sem resposta
Procurado pelo Portal O Poder, o candidato Robson Tiradentes não atendeu às ligações.
Positivo
Também candidato em Coari, Lázaro Lopes (Podemos) foi diagnosticado com a Covid-19 na última semana e vem cumprindo as determinações de isolamento social e apresenta o quadro estável.
Por usa vez, seu vice, James Mitouso, que também foi diagnosticado com a infecção, finalizou o processo de isolamento e classificou o recurso de Robson Tiradentes como “desrespeito” com a população. O candidato a vice disse que estava tratando do assunto e logo mais iria se pronunciar por meio de vídeo.
A reportagem não conseguiu contato com os demais candidatos ao pleito municipal. Em Coari, dez candidatos disputam a prefeitura.
Confira a portaria aqui.
Leia o documento da reunião desta quarta-feira aqui.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação