O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta sexta-feira, 13, que o Brasil está oficialmente saindo da recessão. A declaração do ministro foi feita durante a participação virtual do 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex).
O comentário foi seguido a uma divulgação do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), que registrou alta de 9,47% no 3º trimestre de 2020 contra o trimestre anterior.
Além disso, Guedes ainda destacou que as infecções da covid-19 está em queda e sinalizou que a “vacina está chegando”.
“O Brasil está conseguindo combater a doença. Isso é um fato que está acontecendo do lado da saúde. Do outro lado, da economia, é um fato que o Brasil está saindo da recessão”, enfatizou.
“O ritmo [de criação de empregos] está tão forte que talvez seja difícil manter”, afirmou Paulo Guedes. Segundo ele, a perda de 558,6 mil postos de trabalho é menor do que em 2015 e em 2016, quando houve “crises autoimpostas” do passado por irresponsabilidades de políticas econômicas. O ministro é liberal e critica os gastos excessivos dos governos passados. Classifica-os como “social-democracia”, reforçou.
Conteúdo: Poder360
Foto: Ministério da Economia