O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, encaminhou nesta sexta-feira, 27, um pronunciamento pedindo que os eleitores compareçam no dia de votação do 2º turno em Manaus, no próximo domingo, 29, quando serão escolhidos os novos representantes da cidade da Manaus para o quatriênio 2021-2024. (Confira o documento no final da matéria)
Aristóteles Thury disse que é necessário e importante que haja conscientização dos cidadãos, de que a veracidade das eleições, através do voto efetivo e consciente de todos os eleitores, constitui pressuposto “inafastável” e legítimo do mandato eletivo.
“Apenas assim, o número de abstenções, votos nulos e em branco, que tanto desvirtuam as eleições e o próprio sistema democrático, deixará de ocorrer, ou seja, quando houver o convencimento de que o exercício do voto é mais do que um direito, é um dever”, completou o desembargador.
No documento, o presidente da corte eleitoral afirma que a liberdade é um preceito fundamental à felicidade de um povo, e, enfatizou, que não há liberdade sem democracia. “Nossos antepassados muito lutaram para que conseguíssemos chegar ao estágio que estamos hoje, motivo pelo qual precisamos continuar o trabalho para o aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas”, ressaltou o presidente.
De acordo com o desembargador, o pronunciamento é para conscientizar o eleitor amazonense acerca da importância de comparecer às urnas para o exercício do voto, isso, seguindo todas as determinações sanitárias definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em relação ao enfrentamento da Covid-19.
Lei o documento na íntegra aqui.
Da Redação O Poder
Com informações do TRE-AM
Foto: Divulgação