setembro 20, 2024 02:32

Mais de 40 agentes da PF e dezenas de promotores eleitorais estão espalhados pela cidade fiscalizando ilícitos eleitorais

A fiscalização do 2º turno das eleições municipais de Manaus, neste domingo, 29, contará com a presença de 43 agentes federais de plantão da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF-AM), durante todo o andamento do pleito. Neste domingo os eleitores vão às urnas para escolher o novo prefeito de Manaus, na disputa entre Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante).

Por meio de sua assessoria, a Polícia Federal informou que vem atuando com emprego de seu efetivo na prevenção e repressão a crimes eleitorais. “A atuação se dá em prioridade às suas atribuições regulares e em conjunto com as forças policiais estaduais e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM)”, disse a PF.

Por sua vez, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), procurado desde a quinta-feira, 26, pela reportagem do Portal O Poder, não respondeu sobre quantos servidores estarão atuando na fiscalização do pleito. O TRE também não comentou sobre a vinda das tropas federais para Manaus.

Plantão

Já o Ministério Público Eleitoral estará de plantão, com promotores eleitorais e servidores, em todas as dez as zonas eleitorais da capital, fiscalizando os locais de votação o cumprimento da lei e no combate aos crimes que possam ser cometidos por candidatos e eleitores, para que ocorra conforme o esperado.

“No domingo, o trabalho dos promotores terá o acompanhamento e ajuda do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (CAO-PE) do MP-AM. Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata. Confira os canais de denúncia no final desta matéria”, disse o  MPE.

De acordo com o MPE, no dia do voto, o trabalho começa praticamente às seis da manhã quando será feita o teste das urnas eletrônicas sorteadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para serem auditadas. No total, são 3.526 urnas que estarão instaladas em 3.709 seções eleitorais, distribuídas em 463 locais de votação.

“O primeiro turno transcorreu dentro das expectativas, no interior tivemos algumas situações que exigiram um cuidado, uma atenção maior, por parte dos promotores eleitorais, da justiça eleitoral e aqui na capital também transcorreu dentro da normalidade esperada, e esperamos também que se repita esse clima, agora com dois candidatos somente, duas coligações, o Ministério Público está preparado, como sempre esteve, nesse segundo turno as promotorias eleitorais atuarão normalmente em cada uma das zonas. Esperamos uma festa democrática, o MP garantindo o direito ao voto, a liberdade, de manifestação, no caso de escolha e pedindo para que a população participe democraticamente indo votar, exercendo o seu direito de voto, denunciando as irregularidades”, afirmou o coordenador do CAO-PE, Procurador de Justiça Mauro Veras.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Em reunião do G20, governador Wilson Lima destaca investimentos em CT&I para cadeias sustentáveis e defesa do meio ambiente

Durante reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20, o governador Wilson Lima (União Brasil), destacou...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!