O deputado federal pelo Amazonas, José Ricardo, do PT, fez críticas ao governo federal nesta terça-feira, 8, após suspensão de exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com HIV, Aids e Hepatites virais.
“Esse Governo negacionista e que não está preocupado com a vida e a saúde da população, principalmente, a mais pobre, acaba de dar mais um golpe. Deixou vencer contrato e suspendeu exames de genotipagem no SUS para pacientes com HIV, Aids e Hepatites virais. Exame fundamental, que detecta o tratamento mais adequado para quem desenvolve resistência a algum tipo de medicamento”, escreveu em artigo divulgado no início da tarde.
Segundo o deputado, os contratos venciam em novembro, mas o Ministério da Saúde “deixou para fazer pregão na última hora, apenas em outubro”. E o procedimento fracassou. “A empresa vencedora não apresentou os documentos obrigatórios. Agora, fará novo pregão e a previsão é que os exames voltem a ser feitos somente em janeiro”, escreveu.
O deputado finalizou afirmando que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) brinca com a população mais carente.
“A exemplo do que está ocorrendo nesta pandemia, com a Covid-19, Bolsonaro mais uma vez brinca com a vida da população mais carente. Atitudes irresponsáveis e gravíssimas por parte de gestores públicos, que podem resultar no agravamento e até na morte de milhares de pessoas. Saúde pública é serviço essencial e não pode parar. Vou cobrar providências, para saber se não foi um ato proposital e até mesmo criminoso, e a responsabilização dos envolvidos. Vamos à luta!”, finaliza.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação