O Brasil registrou neste domingo 293 novos óbitos em decorrência da Covid-19 e, com isso, o total de vítimas fatais da doença no país ultrapassou a marca de 196 mil pessoas, informou o Ministério da Saúde.
Nas últimas 24 horas, foram notificados 17.341 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas atingindo 7.733.746 pessoas, acrescentou o ministério. O número acumulado de óbitos ficou em 196.018.
O represamento de testes que normalmente ocorre durante o fim de semana tende a reduzir os registros de novos casos e mortes pela doença. No entanto, desde sexta-feira, com o feriado de Ano Novo, a divulgação de números menores pode ter sido agravada.
O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.
Os norte-americanos já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 e os indianos confirmaram neste fim de semana a aprovação da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford, além de um imunizante local.
Entre os brasileiros, há expectativas de que a vacinação comece ainda em janeiro, mas nenhuma vacina foi aprovada até o momento.
Neste domingo, a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou um plano inicial de enfrentamento ao coronavírus. Segundo os dados atualizados do governo feveral, a cidade tem 14.913 óbitos e 165.189 casos acumulados da doença.
Durante o anúncio, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deve divulgar na segunda-feira as datas para início da campanha nacional de vacinação.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui 6.813.008 pessoas recuperadas da Covid-19 e 724.720 pacientes em acompanhamento.
Conteúdo: Reuters
Foto: Frank Augstein/ Reuters