Os candidatos à Presidência do Senado Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS) e Major Olimpio (PSL-SP) anunciaram hoje a retirada de suas candidaturas e que votarão na concorrente Simone Tebet (MDB-MS), que se registrou de forma independente após ter sido abandonada pelo próprio partido.
Com a retirada de Lasier, Major e Kajuru, restam apenas Simone e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na disputa pelo senado federal.
Kajuru disse que Tebet foi prejudicada devido a negociações do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com integrantes do MDB para que estes passassem a apoiar Pacheco em vista de mais cargos importantes. Ele contou que “chorou” por várias noites por causa do episódio.
“Então, como poderia manter aqui minha candidatura atrás de votos e não ser solidário a ela retirando minha candidatura, oferecendo meu voto a ela, Simone Tebet, de coração, de leal, de respeito por ela, pela história, pelo que ela passou?”, disse.
Assim como Kajuru, Major Olímpio justificou que renunciou à continuação de sua candidatura a favor de Simone Tebet.
“Quero renunciar à minha pretensão, que seria uma pretensão do PSL, em defesa para que possamos ter, na primeira na história do Senado, uma mulher corajosa e firme para conduzir esse processo e que possa gerar uma reflexão em cada um dos senhores”, disse.
Após o discurso de Simone, Lasier também retirou a candidatura em apoio e voto à Simone. Ele, que é integrante do partido que fechou com a parlamentar, pediu a palavra assim que a colega finalizou discurso e fez o anúncio.
Já Kajuru havia antecipado que se candidataria somente para usar o tempo de fala na tribuna no plenário do Senado destinado aos candidatos com o objetivo de criticar o atual presidente da Casa.
Para Kajuru, Simone sai da eleição “muito maior” do que entrou e, Alcolumbre, “muito menor”, sendo “perigoso não ganhar eleição nem para síndico”.
Conteúdo: UOL
Foto: Agência Senado