Em entrevista concedida ao programa “Diário da Manhã”, da TV Diário Record News, nesta terça-feira, 2, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que o Amazonas receberá entre 55 e 60 mil novas doses de vacina contra o coronavírus. O lote da CoronaVac deve chegar à capital amazonense nesta quarta-feira, 3.
“Eu recebi essa informação há cinco minutos. O Ministério da Saúde (MS) ainda está calculando a quantidade correta a ser enviada. Aproveito esse momento para deixar bem claro que todas as vacinas que estamos aplicando foram envaidadas pelo Governo Bolsonaro e o Ministro Pazuello”, disse.
David Almeida também infomou que não sabe a quantidade correta que será destinada para Manaus visto que quem distribui a vacina é a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
Consórcio para aquisição de vacinas
Na tarde de segunda-feira, David Almeida assinou um termo de compromisso que garante a participação de Manaus no consórcio para aquisição das vacinas contra a Covid-19 juntamente com outros municípios participantes. A medida é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e garantirá maior força na negociação com fornecedores, possibilitando a compra com preço abaixo do mercado.
“Nós estamos nos antecipando a algo que ainda vai acontecer pois não existe vacina disponível para comercialização. A FNP está fazendo uma minuta de projeto a nível nacional. Assim teremos segurança jurídica e autorização legislativa para negociar com laboratórios autorizados”, explicou Almeida durante a entrevista.
Para o prefeito, a compra por meio do consórcio é o investimento mais barato pois os preços variam por serem em dólar, sendo assim, mais vantajoso para os municípios participantes.
Priscila Rosas, Para O Poder
Foto: Divulgação