Nesta sexta-feira, 23, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, anunciou que o Orçamento de 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico. Com isso, a pesquisa será adiada.
“Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária”, declarou o secretário.
Na quinta-feira, 22, o Orçamento 2021 foi sancionado, com vetos, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O Censo deve ser realizado a cada 10 anos, conforme a lei. O último foi feito em 2010. A pesquisa de 2020 foi adiada devido à pandemia, e o dinheiro foi usado no combate ao coronavírus.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, já havia informado, em nota divulgada em março, que o corte já previsto no projeto do Orçamento inviabilizava a realização do Censo em 2021.
Em razão disso, o IBGE suspendeu, no começo de abril, a realização das provas dos concursos para contratação de recenseadores.
Conteúdo: G1
Foto: IBGE/ Divulgação