O Instituto Butantan anunciou que vai começar nesta quarta-feira, 28, a produção da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto. O primeiro lote de produção será de 1 milhão de doses e não vai depender de matéria-prima importada.
“A novidade de hoje é uma notícia significativa para a ciência brasileira e, por que não, mundial: São Paulo começa hoje a produzir a vacina Butanvac”, disse o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa.
Doria também disse que o Butantan planeja produzir 18 milhões de doses da vacina até a primeira quinzena de junho, mas que a aplicação do imunizante depende da aprovação da Anvisa.
Na sexta-feira, 26, o Butantan protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para iniciar os testes clínicos em humanos de fase 1 e 2 do imunizante. Ontem, a agência solicitou informações adicionais para avaliar se libera a realização do primeiro estudo com a Butanvac. Até o momento, a vacina foi testada apenas em animais.
O Instituto Butantan tem o prazo de até 120 dias para apresentar as informações solicitadas pela agência. Até o Butantan responder, o prazo de análise da Anvisa fica interrompido.
Em nota, o Instuto Butantan afirmou que “manterá contato com o órgão regulador para viabilizar os esclarecimentos necessários ao seguimento do processo de autorização dos estudos clínicos de fases 1 e 2 da Butanvac”.
Conteúdo: G1
Foto: Divulgação/Governo do Estado/Veja SP