Deputados aprovaram nesta quarta-feira, 12, o Projeto de Lei nº 007/2021 que inclui os professores e profissionais da educação, que trabalham em ambiente escolar, no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. Com a aprovação em plenário, a proposta segue para veto ou sanção do governo.
O projeto, de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT), aprovado com 17 votos, prevê que todos os profissionais da rede estadual de ensino devem ser imunizados antes do retorno das aulas presenciais e as despesas da execução da lei devem ser arcadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
A matéria ressalta, ainda, que nenhum profissional que atue na educação estadual é obrigado a voltar às atividades presenciais se não tiver sido vacinado. De acordo com o deputado, o projeto leva em consideração o fato de que, desde 2019, todos os professores são incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a gripe.
“Da zeladora ao diretor da escola, todos devem receber a vacina e, assim, as aulas poderão retornar de forma segura para os alunos e professores”, destacou Evangelista. Ele citou, ainda, o exemplo de outros estados que retomaram os trabalhos presenciais nas escolas antes da vacinação dos profissionais e registraram um aumento no número de infectados.
Para Siqueira, muitas escolas de Roraima não têm condições de cumprir as normas sanitárias estabelecidas pelos órgãos de saúde, o que justifica a aprovação do projeto de lei. “Com a imunização de todos, o calendário escolar poderá ser recuperado”, concluiu.
Portal o Poder, com informações da ALE-RR
Foto: Arquivo/SupCom