fevereiro 6, 2025 10:56

Vacinação de professores repercute na Aleam; grupos prioritários devem ser vacinados até junho 

A vacinação de professores das redes estadual e municipal do Amazonas e a previsão de conclusão de imunização de grupos prioritários no Estado foram pautas de discussão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira, 18.

De um lado, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou que a previsão para conclusão da imunização de grupos prioritários no Estado é para o fim do mês de junho. O parlamentar voltou a defender a necessidade da vacinação em massa e da união entre Estados e municípios, junto ao governo federal, para conclusão do processo.

“O mundo inteiro continua vacinando. A vacina é a única saída. Países mais desenvolvidos como Estados Unidos, Reino Unido e Israel já vacinaram um número suficiente de pessoas, até para não usar mais a máscara. É claro que nós aqui no Brasil não atingimos esse patamar por uma série de equívocos cometidos no passado e que não vale a pena relembrar”, defendeu.

De acordo com Serafim Corrêa, o Amazonas tem avançado bastante na vacinação. Ele lembrou que, nesta quarta-feira, 19, será iniciada a vacinação dos professores, já incluída no PNI (Programa Nacional de Imunização), graças a uma decisão da juíza federal Jaiza Fraxe. Além disso, conforme o parlamentar, a previsão para vacinação de grupos prioritários é para o mês de junho.

“O Brasil está atrasado, o Amazonas também, mas temos boas notícias. Até o mês de junho já teremos concluído aquelas situações consideradas prioritárias. A última etapa, que entendo que deveria ser a primeira, é a dos garis, e a penúltima etapa é dos industriários. Acredito que haja 100 mil trabalhadores no Distrito Industrial. Há de existir um entendimento entre prefeitura, governo do estado e as próprias empresas para que possam contribuir e acelerar a vacinação”, disse Serafim.

PNI

Segundo dados divulgados do PNI, professores do ensino básico (municipal e federal) serão imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 19. Na quinta-feira, 21, na sexta-feira, 22, e no sábado, 23, é a vez dos professores que integram a rede básica estadual. Segunda-feira, 24, serão vacinados os professores do ensino básico particular. E os mestres do ensino superior das esferas estadual, federal e particular serão imunizados na terça-feira, 25.

Momento de celebrar 

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) celebrou o início da vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da área de educação em seu discurso do Pequeno Expediente. Para a parlamentar, a vacinação dos educadores é prioridade.

“Foi uma luta nossa com o sindicato, Prefeitura e Estado. Eu considero um momento importante. Essa vacinação é muito importante para o retorno das aulas e efetivamente começar o ano letivo. É a preservação da vida dos nossos profissionais da educação e alunos”, disse.

Ela ainda relatou que esteve presente na solenidade que marcou a abertura da vacinação da categoria.

“Muitas pessoas dizem que não vão tomar vacina mas é preciso e necessário. Há essa conscientização na maioria dos profissionais de educação. É uma luta que travamos desde o ano passado e continuaremos pedindo ajuda a todos”, enfatizou.

A parlamentar aproveitou para agradecer a juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, que, na última semana, determinou que a União inclua profissionais da educação da rede municipal e estadual de ensino em Manaus como os próximos na fila da vacinação e pediu que o Ministério da Saúde envie 40 mil doses de vacinas que estejam em estoque.

De acordo com ela, o governo Estadual está empenhado para que todas essas vacinas cheguem aos municípios do interior do Amazonas.

Vacinação 

A partir desta quarta-feira, 19, os trabalhadores de educação das redes municipal, estadual, federal e privada do ensino básico e superior começarão a ser imunizados contra a Covid-19 em Manaus.

Na Região Metropolitana de Manaus, a vacinação começou nesta segunda-feira, 17. Inicialmente, as vacinas vão atender os municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Com informações da assessoria

Foto: Danilo Mello/Aleam

 

 

Últimas Notícias

RR: STF valida eleição da Mesa Diretora de Roraima e cria precedente para casas legislativas do país

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.731, ajuizada...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!