Diante de uma possível interdição nos próximos dias da BR-174, em virtude das cheias dos rios causada pelas fortes chuvas, o deputado Renato Silva (Republicanos) protocolou na manhã desta sexta-feira, 21, requerimento solicitando da Roraima Energia informações acerca da quantidade de combustível disponível para produção de energia elétrica no Estado.
A BR-174, que liga Roraima ao Amazonas, é a única via utilizada para o transporte de cargas entre os dois Estados. Se a rodovia for interditada por um longo período, o abastecimento de combustível e, consequentemente, o fornecimento de energia elétrica pode ser afetado.
Segundo o parlamentar, é importante saber como está a reserva de combustível da Roraima Energia para que a população roraimense possa ser informada. Para o deputado, o risco da BR-174 ser interditada é iminente, uma vez que o nível dos rios está subindo.
“Nosso inverno está muito forte. No trecho do rio Anauá, as águas já transbordaram pela estrada. Então, podemos, sim, se aumentar o nível das chuvas, ficar com a BR-174 interditada, o que vai dificultar o transporte de combustíveis até Roraima para gerar energia”, avaliou.
Ilhados
Em 2011, Roraima enfrentou uma das maiores cheias da história. À época, o rio Branco ficou 10,28 metros acima do limite previsto e inundou ruas e avenidas de Boa Vista. O governo decretou estado de calamidade pública e centenas de moradores ficaram desabrigados.
Parte do município de Caracaraí, Sul do Estado, também foi alagado e a BR-174 teve o tráfego interrompido. Na ocasião, roraimenses ficaram ilhados e sofreram, principalmente, com a falta de combustível.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação/SupCom/ALE-RR