fevereiro 24, 2025 21:05

Durango Duarte pode perder Título de Cidadão do Amazonas

O publicitário Durango Duarte pode perder o Título de Cidadão do Amazonas, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado estadual Fausto Junior (MDB), terceiro Secretário da Casa Legislativa, entrou com o Projeto de Lei Ordinária nº 265/2021 para pedir a revogação da lei nº 244/2017, que concede o Título para Durango Duarte.

De acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o documento foi apresentado nesta quinta-feira, 21, no qual o deputado alega que Durango Duarte ultrapassou os limites da liberdade de expressão ao debochar dos trabalhos dos parlamentares durante entrevista concedida a um portal de notícias de Manaus.

“É perceptível que a fala do então homenageado é pronunciada com desprezo, deboche e absoluta falta de respeito face aos membros deste Poder Legislativo e em face da Assembleia Legislativa como instituição democrática”, escreve em trecho do documento.

Conforme o parlamentar, a democracia pressupõe respeito às instituições e a fala de Durango Duarte contraria e “ultrapassa todos os limites aceitáveis”.

O PL encontra-se na Diretoria de Apoio ao Legislativo (DAL) da Assembleia cumprindo o prazo de pauta, previsto para terminar na próxima terça-feira, 25.

A íntegra está aqui.

Defesa

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), que assina a nota de repúdio da Casa, deu uma leve “cutucada” durante a entrega do Título de Cidadão do Amazonas para o General Carlos Alberto Mansur, na manhã desta sexta-feira, 21, no Plenário Ruy Araújo.

“Fico muito feliz, hoje, de poder entregar o Titulo de Cidadão do Amazonas para pessoas que dão valor ao Estado do Amazonas”, alfinetou Cidade.

O parlamentar também defendeu a Casa e os colegas. “Ficamos muito tristes quando vemos pessoas que receberam esse Título e depois ficam debochando. Ontem (20), infelizmente, vimos um vídeo que nos deixou muito tristes. Nós, aqui da Casa do Povo, temos certeza que todo deputado que trabalha e age da forma que quer. Tem o momento das urnas, quando a população fala se devemos ficar aqui ou não. A população sabe votar e reconhecer quem trabalha. O povo manda para casa quem não trabalha”, comentou o presidente da Aleam.

Medalha de Ouro

O publicitário Durango Duarte também possui a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, uma das mais altas honrarias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que até o momento não se pronunciou sobre o caso.

Durango Duarte também não se pronunciou publicamente sobre a Nota de Repúdio da Assembleia Legislativa e nem sobre a possível perda de Título de Cidadão do Amazonas.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Acervo Aleam 

Últimas Notícias

Ex-prefeito de Autazes é cobrado por populares para devolver dinheiro de concurso

O ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, está sendo cobrado para reembolsar a taxa de inscrição do concurso público da...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!