fevereiro 6, 2026 14:32

Potencial da bioeconomia motiva agenda do BNDES com Suframa e CBA

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca da realidade da Amazônia brasileira a fim de construir laços mais fortes com a região e reforçar ações que visem a avanços que beneficiem a sociedade, respeitando as questões ambientais, comitiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), liderada pelo presidente Gustavo Montezano, visitou nesta sexta-feira (21) a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).
Recebida pelo superintendente da Autarquia, Algacir Polsin, pelo gestor do CBA, Fábio Calderaro, e por equipe técnica da Suframa, a comitiva buscou informações sobre as atividades desenvolvidas na região, especialmente as correlatas à bioeconomia, vista hoje como um dos grandes potenciais para investimentos que gerem o retorno desejado pelo BNDES.
“Nosso objetivo é que ao longo dos próximos dois anos construamos laços com a região. Antes a estratégia do banco era direcionada por indicadores financeiros. Hoje temos uma visão estratégica sobre questões que envolvam o impacto social e ambiental e, se tem uma região no Brasil que se pode gerar maior impacto positivo nesse sentido é a região Norte. Queremos conhecer melhor a realidade para atuar em parceria e complementariedade, para desenvolver a região e trazer as operações do BNDES com mais força para esta região”, disse Montezano.
Diante do que destacou o presidente do BNDES, o titular da Suframa, Algacir Polsin, falou sobre as ações da Autarquia que contribuíram com o desenvolvimento regional e as iniciativas em andamento para espraiar riquezas por todos os estados da área de abrangência da Zona Franca de Manaus (Amazônia Ocidental e Amapá) e, consequentemente, gerar benefícios ao País. O superintendente comentou, ainda, sobre a bioeconomia e seu potencial. “Trabalhamos para reforçar o Polo Industrial de Manaus e diversificar a matriz econômica, sendo a bioeconomia fundamental neste sentido”, disse.
Em visita aos laboratórios do CBA, a comitiva pôde perceber de perto todo o potencial do Centro e as atividades ali exercidas que já geram resultados positivos para a sociedade, com agregação de valor a cadeias produtivas locais que permitem gerar emprego e renda.
O gestor do CBA reforçou que a integração de esforços é primordial para que o Centro exerça seu papel de forma mais eficiente, o que deve permitir ao Brasil assumir um papel de destaque no cenário de bioeconomia global, em especial diante da biodiversidade única que a região amazônica oferece para o mundo. 
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!