Embora já tenha sido confirmado que o governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), será convocado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado para prestar esclarecimentos acerca de gastos de recursos federais no enfretamento da pandemia, há um silêncio dos deputados estaduais sobre a possibilidade de ele depor à CPI da Saúde conduzida pela Assembleia Legislativa (ALE-RR).
Na tarde desta quarta-feira, 26, O Poder tentou contato com presidente da CPI da Saúde, Coronel Chagas (PRTB), para questionar se o governador será ouvido pela comissão. A assessoria de imprensa do deputado informou apenas que ele não iria se posicionar. Chagas é líder do governo do Estado na ALE-RR.
A CPI da Saúde apura irregularidades em contratos emergenciais feitos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
CPI da Covid
À CPI da Covid, Denarium deve responder a questionamentos, inicialmente, sobre os supostos desvios de R$ 20 milhões de recursos que deveriam ser usados na aquisição de insumos e material para o combate à doença, conforme apuração da Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF), que deflagrou, em outubro de 2020, uma operação que ficou conhecida como Desvid-19.
Além do governador, o titular da (Sesau), Airton Cascavel, foi confirmado a dar explicações na CPI da Pandemia sobre a época em que foi assessor especial do então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação SupCom ALE-RR