setembro 20, 2024 11:35

Manifestações contra Bolsonaro acontecerão em cinco cidades do AM

Manaus, Tefé, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Humaitá terão manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado, 29. Na capital, a concentração inicia a partir das 15h, na praça da Saudade, Centro, além do protesto virtual com divulgação de materiais e acompanhamento do trajeto.

As mobilizações “Fora, Bolsonaro” acontecem em mais de 80 cidades brasileiras. De acordo com os manifestantes, o presidente é responsável pela extensão e agravamento da pandemia de covid-19 e pela explosão do desemprego e da fome.

Entre as reivindicações do protesto estão impeachment de Bolsonaro, a volta do auxílio emergencial de R$ 600, vacinação contra a covid-19 para toda a população, o fim da violência contra negros e indígenas, valorização dos profissionais da Saúde, suspensão de cortes de verbas na Educação, das privatizações e da reforma administrativa.

Pelas redes sociais, os perfis responsáveis pelo protesto “Fora, Bolsonaro” mostraram dicas para participar dos atos de rua. É necessário utilizar máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e distanciamento social.

‘Fragilidade política’

O protesto “Fora, Bolsonaro” acontece em meio à fragilidade política do presidente, que tem sido alvo de críticas pelo direcionamento do governo durante a pandemia, além dos resultados negativos da economia do país. Prova disso é que a aprovação do mandato de Bolsonaro tem reduzido.

Conforme pesquisa do instituto Datafolha, por exemplo, 24% da população considera o governo ótimo ou bom, uma queda de seis pontos percentuais em relação a março. O estudo foi feito nos dias 11 e 12 de maio.

Ainda de acordo com o instituto, Bolsonaro aparece atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto para a eleição presidencial em 2022. O petista tem 41% no primeiro turno, e Bolsonaro, com 23%.

 

Alyne Araújo, para O Poder

Foto: Reprodução Congresso Em Foco

Últimas Notícias

Embarcações suspendem navegação nos rios do Amazonas

Diferentes tipos de embarcações suspenderam, temporariamente, a navegação nos rios do Amazonas, devido às dificuldades causadas pela estiagem. Apenas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!