De olho nas eleições de 2022, o ex-vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira (Pros), viaja para Brasília nos próximos dias em busca de um partido para comandar no Estado. O objetivo de Oliveira é disputar o pleito, seja para o governo do Amazonas ou Senado Federal.
Henrique Oliveira deve deixar o Pros nos próximos dias e buscar uma nova legenda para comandar no Amazonas. Nos bastidores, ele busca uma terceira via para disputar as eleições e a aposta do ex-vice-governador deve estar alinhada com partidos nanicos, levando em consideração que siglas grandes já seguem com comando firmado.
Os partidos políticos de menor proporção deverão apostar em cargos para deputados federais, levando em consideração a Cláusula de Barreira ou Cláusula de Desempenho que, caso não atinjam, ficam sem o Fundo Partidário.
A regra da Cláusula de Barreira determinava que os partidos com menos de 5% dos votos nacionais não teriam direito à representação partidária e não poderiam indicar titulares para as comissões, incluindo CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Também não teriam direito à liderança ou cargos na Mesa Diretora. Além dessas restrições, perderiam recursos do fundo partidário e ficariam com tempo restrito de propaganda eleitoral em rede nacional de rádio e de televisão.
Dessa forma, Henrique Oliveira deve buscar nessa lacuna um meio para garantir uma disputa nas eleições do próximo ano.
Outras conversas
Fontes afirmam que Oliveira não descarta a possibilidade de conversar ainda em Manaus com o presidente do PDT, ex-deputado federal Hissa Abrahão, a quem considera como amigo pessoal.
Pífia
Vale lembrar que nas eleições do ano passado Henrique Oliveira teve uma votação pífia na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Oliveira somou apenas 715 votos no pleito de 2020.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação