Duas indicações de compensação financeira aos familiares dos profissionais da saúde que morreram atuando na linha de frente do combate à Covid-19 tramitam na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A Indicação nº 554/2021 e a de nº 555/2021 pedem ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a compensação financeira como forma de ajudar os familiares desses profissionais.
Nas Indicações, o autor, vereador Professor Samuel (PL), relata algumas dificuldades enfrentadas pelos profissionais na pandemia, como não saber qual era o inimigo, por exemplo. De acordo com a justificativa do parlamentar, com a morte dos profissionais de saúde, familiares que dependiam financeiramente deles acabaram sendo prejudicados.
“Não existe como pagar por uma vida e não é dando a eles status de heróis que irá resolver ou amenizar a perda das famílias desses profissionais. Portanto, esse é o momento em que o Estado e o Município devem reconhecer o trabalho desses heróis, que deram suas vidas para salvar vidas, viabilizando uma compensação financeira para seus familiares”, escreve o vereador.
Segundo dados do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), mais de 120 profissionais da enfermagem morreram em decorrência de complicações da Covid-19. De acordo com dados do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), cerca de 40 óbitos foram confirmados como coronavírus até abril de 2021.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins