abril 29, 2025 08:45

Vereador pretende multar quem atropela animais em Manaus

Quem atropelar qualquer animal, seja doméstico ou silvestre, dentro da cidade de Manaus e omitir socorro pagará multa. É a punição prevista no Projeto de Lei nº 292/2021, que foi deliberado pelos vereadores na manhã desta segunda-feira, 28, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

De acordo com o PL , a prestação de socorro ao animal atropelado deverá ser obrigatória para motoristas, motociclistas e ciclistas que transitam por Manaus. A proposta não anula as sanções previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) ou pela Lei Federal nº 9.605/1998, que discorre sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

“O intuito é preservar e assegurar que esses animais atropelados consigam ter uma chance de recuperação e de sobreviver após o acidente e, muitas vezes, essa possibilidade só existe quando o devido socorro é imediatamente prestado”, explica o autor do PL, vereador Kennedy Marques (PMN).

O Projeto de Lei não fixa o valor da multa e nem a aplicação, deixando-os para o Poder Executivo Municipal determinar. Ele também diz que os valores da arrecadação de multas deverão ser destinados para o Abrigo Municipal de Manaus.

O Projeto de Lei foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A íntegra está aqui.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Jamile Alves/G1

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!