janeiro 21, 2025 06:35

RR: Vice-governador aponta Saúde como principal problema do governo Denarium: ‘não acertou o ponto’

Roraima – Em entrevista concedida a O Poder nesta semana, o vice-governador de Roraima, Frutuoso Lins (sem partido), apontou a Saúde como principal gargalo da gestão do governador, Antonio Denarium, e afirmou que a área necessita de mais investimentos e ‘atenção’ do Poder Público.

Desde a posse, em 2018, o vice-governador, que também é médico, acompanha de perto os problemas recorrentes na Saúde estadual, como a falta de profissionais, remédios, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de outros materiais. Dificuldades estas que se agravaram com a chegada da pandemia.

“Um problema recorrente é a Saúde, onde o governador ainda não conseguiu atender a expectativa da população roraimense. Esse é um grande desafio para ele [Denarium]”, comentou Lins.

Ainda sobre o setor, o vice-governador lembrou que Denarium nomeou, em poucos mais de dois anos, oito gestores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), sendo o último Airton Cascavel, o que evidencia não ter acertado na escolha de secretário competente o suficiente para promover as mudanças necessárias na pasta.

“Do ponto de vista financeiro está bem, conseguiu colocar as contas no azul. Vem pagando todos os débitos dos governos passados e as atuais. Porém, Denarium tem enfrentado dificuldades na área da Saúde. Ainda não acertou o ponto. Basta olhar para a quantidade de secretários que já passaram na pasta”, analisa.

Sobre a avaliação de outros setores, como da Educação, Lins preferiu não fazer uma análise profunda por conta das mudanças provocadas pela pandemia, o que acabou em alguns casos mudando a rotina de trabalho dos servidores.

“Penso que nesse momento deveria se investir mais nas capacitações dos professores de forma massiva, bem como em todos os setores do governo, mesmo que seja remotamente”, sugere.

Faltando menos de um ano e meio para o fim do mandato, o vice-governador confessou ainda faltar a conclusão de vários trabalhos e citou uma pesquisa divulgada recentemente em que mostra pouca efetividade no cumprimento das promessas de campanha do governo. Apenas 20% nas ações foram concluídas e 50% ainda estão em andamento.

Novos horizontes

Diante dos vários problemas e da relação estremecida com o governador Antonio Denarium, Frutuoso Lins confessou a O Poder que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal na eleição de 2022. No momento, ele já se articula com partidos para se filiar.

“Estou conversando com todos os partidos políticos do Estado. Serei pré-candidato a deputado federal”, pondera Frutuoso, ao ressaltar que “os desentendimentos do passado [com Denarium] são frutos de pensamentos diferentes em determinadas áreas de atuação. Temos uma relação institucional, até porque estou vice-governador”, complementa.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Kelyson Souza

Últimas Notícias

Pleno do TRE-AM retorna nesta terça-feira, 21

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) fará a abertura do ano judiciário do Pleno nesta terça-feira, 21, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!