Roraima – Nesta terça-feira, 13, o governo de Roraima, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRR), lançou mais um edital com estimativa de gastos expressivos. Desta vez, quer contratar uma empresa por mais de R$ 17 milhões para fornecer equipamentos de radiocomunicação para atender às necessidades de unidades policiais.
Conforme o edital, os equipamentos serão instalados em unidades da Polícia Militar de Boa Vista e do interior, bem como na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), na sede da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).
“As contratações dos bens e serviços serão frequentes durante a execução do programa de reestruturação do CBMRR para cada uma de suas Unidades Regionais”, detalha o edital do pregão eletrônico sob o nº 039/2021, publicado nesta terça no Portal da Transparência, e no site da Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Executivo Estadual.
O edital descreve os equipamentos como sendo “transceptores de comunicação digital em protocolo TETRA [com sistema irradiante completo]”. Além do fornecimento, o contrato prevê a prestação do serviços de instalação e configuração dos instrumentos de comunicação.
Estudos
Conforme o edital, o Corpo de Bombeiros realizou estudos e desenvolveu diversas atividades que visam a modernização do sistema de radiocomunicação e formação de infraestrutura completa, compatível com o novo sistema digital.
“Os estudos realizados à época do início das atividades de modernização do sistema de
radiocomunicação do CBMRR detectaram uma real necessidade de ampliação do sistema já implantado, bem como sua incrementação, com o objetivo de garantir à sociedade um melhor atendimento e, ao mesmo, propiciar melhores condições de trabalho para que o Militar desenvolva suas atividades de forma mais segura e eficaz”, destaca trecho do edital.
Necessidades diárias
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o processo está em fase de licitação, na modalidade pregão eletrônico, e destacou não ser exclusivo da Corporação. Ressaltou que devido à qualidade dos produtos apresentados no termo de referência, a Casa Militar, a Polícia Civil, a Secretaria de Justiça e da Cidadania e o Fundo Estadual de Segurança Pública do Estado de Roraima também aderiram ao processo.
“Esclarecemos que o processo atende as necessidades diárias de suas guarnições de serviços (Bombeiros e Defesa Civil de Roraima), no que tange as atividades de comunicação entre as guarnições, tanto em áreas urbanas quanto rurais de todos os municípios, e para cumprir, adiantadamente, as exigências da Agência Nacional de Telecomunicações, que resultará em comunicações mais eficientes, rápidas, blindadas, controladas, com um áudio nítido e sem interferências”, cita a nota.
O CBMRR alega, ainda, que o processo de compra se baseou no Estudo Técnico Preliminar elaborado pelos Bombeiros Militares especialistas e técnicos na área de comunicação via sistema de rádio que identificou a real demanda e as especificações dos equipamentos.
“Os R$ 17.138.086,21 previstos no edital é o valor médio entre as propostas apresentadas nas cotações de preço realizadas previamente, considerando os estudos técnicos preliminares de cada secretaria participante. Devido à modalidade pregão eletrônico, o valor deve diminuir conforme as propostas forem sendo realizadas”, conclui a nota.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação