setembro 7, 2024 19:50

RR: Arthur prorroga até dia 14 medidas de prevenção e combate à Covid em Boa Vista

Roraima – O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), prorrogou até o dia 14 deste mês as medidas de prevenção e combate ao coronavírus na capital. O novo decreto de nº 95 foi publicado no dia 31 de julho, no Diário Oficial, e renova as restrições do anterior, que estabelecia as mesmas recomendações até o último dia de julho.

A prorrogação das medidas teve como base as recomendações do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, a atual taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI de adultos e o adiantamento do calendário de vacinação. Boa Vista já alcançou a marca dos 50,06% da população a partir de 18 anos imunizada com primeira dose da vacina.

“Até o momento foram aplicadas mais de 190 mil doses na capital. Do público-alvo estimado em 299.632 pessoas, quase 150 mil já receberam a 1ª dose, o que representa 50,06%, sendo que 34,3 mil já receberam a 2ª dose. Outros 8.477 tomaram a dose única, do imunizante Janssen, o que representa 14,30%”, informou a gestão Municipal.

Arthur destacou que, com todo o público-alvo imunizado, é possível flexibilizar ainda mais o comércio, desafogar os postos de saúde e hospitais, além de minimizar os impactos de uma nova onda da doença. “É importante lembrar que existe mais uma variante no Brasil, a variante Delta, e que ela é capaz de provocar uma nova onda. Para evitar uma situação como essa, a vacinação precisa ser rápida aqui em Boa Vista”, reforçou.

Novo decreto

Pelo novo decreto, continua permitida a participação de no máximo 100 pessoas em festas de aniversários, casamentos, formaturas e congêneres em ambientes abertos ou fechados, públicos e privados, desde que respeitado o limite de 50% de lotação. Está autorizada apresentação de música ao vivo com grupo composto por cinco pessoas, não sendo permitido dançar.

“Os estabelecimentos comerciais que forem realizar eventos devem obter autorização da Vigilância Sanitária do Município com antecedência de 48h horas, devendo o pedido
ser realizado através do e-mail: [email protected], orientou o município.

Podem funcionar entre 5h e meia-noite: bares e restaurantes, podendo ter apresentação
de música ao vivo com grupo musical composto por até cinco pessoas, não sendo permitido dançar; mercados, atacarejos, supermercados e hipermercados, comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, distribuidoras de bebidas, peixarias e açougues.

Além destes, missas, celebrações e cultos de qualquer natureza, com no máximo 30% da capacidade total do local, conforme metragem expressa no Alvará de Funcionamento, devendo apresentar ainda, à Vigilância Sanitária Municipal, o respectivo cronograma semanal de funcionamento; academias; salões de beleza e clínicas de estética; lojas e lavanderias.

Podem funcionar de meia-noite às 5h: serviços de delivery e drive-thru, sem abertura
do estabelecimento comercial para atendimento ao público e exclusivamente para a comercialização de alimentos preparados no local. Shoppings podem funcionar entre
10h e meia-noite. Após esse horário, só será permitido que o comércio de alimentos por delivery e drive-thru até às 5h.

Panorama 

Conforme o boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) desse domingo, 1º, Boa Vista registra 92.777 pessoas infectadas pela Covid-19 e 1.436 mortes em decorrência da doença. A taxa de leitos ocupados no Hospital Geral de Roraima (HGR) atingiu 58% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 80% nos leitos clínicos.

 

Da redação O Poder

Foto: Divulgação/PMBV

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!