O Democracia Cristã (DC) e o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) “entram em campo” e iniciaram uma disputa pelo nome do ex-governador José Melo (Pros) para as eleições de 2022. Melo deve concorrer a uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O DC já teve uma primeira reunião com o ex-governador e um novo encontro deve acontecer nesta quarta-feira, 11. Já o presidente do Pros, Dr. Mike, chegou a anunciar que teria uma reunião com os membros do partido para articular as possíveis candidaturas, mas, por conta de agendas para o interior, nas cidades de Parintins e Barreirinha, a reunião não teve data definida.
Com a pressão do DC para atrair o ex-governador para o partido, o presidente do Pros deve definir o mais breve possível uma reunião com os membros do Pros.
Procurado pela reportagem, o presidente do Diretório do DC, Cícero Lima, confirmou a conversa com o ex-governador e afirmou o interesse do partido em ter o ex-governador na legenda nas eleições de 2022.
“A própria Justiça liberou o ex-governador. Quem somos nós para julgá-lo?”, ressaltou Cícero Lima.
A ideia do DC para o pleito de 2022 é trazer nomes que possam somar com grande número de votos no pleito. José Melo seria um “trunfo”, devido à articulação política no interior do Estado, com possível base eleitoral nos principais municípios do Amazonas.
“A candidatura do Melo no DC também seria muito importante, pois, mostraria a injustiça que foi feita com ele, até pelo fato de ter sido inocentado pela Justiça”, disse Cícero Lima.
O presidente do DC informou que o partido já vem alinhado uma chapa robusta para vagas na Aleam, com um total de 48 candidatos. Cícero Lima, que deve disputar uma vaga na Câmara Federal, ressaltou que o partido também terá outros 15 nomes na disputa.
Presidenciável
No cenário nacional, o partido deve ficar de fora da disputa pelo Senado Federal e para o cargo de presidente da República deve lançar o nome do presidente da Executiva Nacional, José Maria Eymael.
Reestruturação
Por meio de nota, o presidente do Diretório Regional do Pros no Amazonas informou que está focado na reestruturação e implantação de seus diretórios no interior do Estado. “Nesse fim de semana, por exemplo, assumiu o partido em Boa Vista do Ramos, a secretaria municipal de Assistência Social, Sandra Martins, que tem um forte trabalho junto à população vulnerável”, disse.
Mike Ezequias disse que após esta fase de fortalecimento das bases, o diretório estadual reunirá com os nomes experientes do partido e também com os que desejam ingressar no mundo político para traçar a estratégia visando as eleições em 2022.
“Ainda não houve alinhamento com o ex-governador José Melo, mas caso ele demonstre interesse em participar do pleito como candidato, legalmente não existe impedimento em virtude de continuar filiado ao Pros-AM e de não ter tido condenação que o tornasse inelegível”, destacou o presidente do diretor estadual do Pros.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação