novembro 25, 2024 12:24

RR: Aliados de Denarium, Shéridan e Ottaci votam favorável à PEC do voto impresso

Roraima – Nessa terça-feira, 10, os deputados federais, Ottaci Nascimento (Solidariedade) e Shéridan Oliveira (PSDB), ambos aliados do governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), votaram favorável à Proposta de Emenda à Constituição 135/19 do voto impresso.

Também se posicionaram da mesma forma os parlamentares Haroldo Cathedral (PSD) e Nicoletti (PSL). Já os federais Édio Lopes (PL) e Joênia Wapichana (Rede) votaram pela rejeição da PEC. Jhonatan de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP) ficaram “em cima do muro” ao se ausentarem da votação.

O texto da PEC prevê a impressão de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

Foram 229 votos favoráveis, 218 contrários e 1 abstenção. Como não atingiu o mínimo de 308 votos favoráveis, o texto será arquivado.

Repercussão negativa

A deputada federal Shéridan chegou a fazer críticas sobre a necessidade de se priorizar a votação da PEC 135/19, ao invés de outras pautas que, segundo ela, são mais importantes para o país. Este posicionamento, repercutiu negativamente, o que acabou gerando críticas à deputada. Em uma rede social, ela desabafou.

“A quantidade de ataques, xingamentos e agressões nas últimas 24h está fora de qualquer cenário imaginável. Não estão discutindo uma matéria, nem questionando posicionamento político, estão destilando todas as formas virtuais de ódio e ameaças. Um maniqueísmo ordinário, insano”, escreveu a parlamentar.

Um dos internautas chegou a dizer que a deputada deveria trabalhar para reduzir o número de desempregados do país, bem como fazer algo para amenizar a fome que atinge pelo menos 19 milhões de brasileiros, ao invés de querer mudanças no sistema de votação.

“A senhora deputada deveria ter vergonha do seu voto ‘sim’, pelo atraso do voto impresso. O sistema eleitoral brasileiro é o mais seguro do mundo. A senhora sabe disso, foi eleita duas vezes por ele, seu ex-marido também foi eleito duas vezes por ele. E agora, a senhora para satisfazer seus interesses pessoais vota a favor dessa aberração. Deveria lutar pelos programas sociais que este governo genocida está acabando. Seu voto foi lastimável e envergonha a todos os roraimenses”, critica.

Shéridan alega que sempre trabalhou pelo aperfeiçoamento do sistema eleitoral, visando mais transparência e lisura no processo.

“Há discussões que não devem ser tratadas como maniqueísmo. A garantia de maior segurança é um direito do eleitor, e, se isso incide em passar por um processo de audição, o meu eleitor pode me cobrar. Eu sei quem represento, sei do meu papel na política e da minha responsabilidade”, sustenta a deputada.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Ministério de Aeroportos devolve administração do aeroclube

O Ministério de Portos e Aeroportos devolveu a administração do Aeroclube do Amazonas. A decisão está publicada no Diário...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!