A verba destinada à Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), pelo deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade–AM), de R$ 1 milhão, já está sendo utilizada, por meio do Projeto Apeli (Ação para Eliminação da Hanseníase). O projeto realiza a detecção precoce da doença, tratamento e cura dos infectados no Amazonas.
As ações do projeto iniciaram no Careiro Castanho e serão realizadas em Lábrea nos próximos dias. Na sequência, Novo Aripuanã e São Gabriel da Cachoeira também serão comtemplados.
Formada por 25 profissionais técnicos, a equipe realiza busca ativa de casos da doença, exames dermatológicos em contatos de pacientes e monitoramento de casos. Além disso, realizam treinamento de profissionais, palestras educativas à população e distribuem material educativo e social para que cada município possa “caminhar com as próprias pernas” e apenas ser supervisionado por avaliado pela Fuam a cada seis meses.
Com a verba parlamentar, o projeto funcionará ao longo de três anos em todos os municípios do Amazonas. “É gratificante ver que podemos cuidar do nosso povo e oferecer oportunidades de uma qualidade de vida digna para todos”, disse Bosco Saraiva.
Fuam
A Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), órgão da Administração Indireta do Poder Executivo do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) é um Centro de Referência estadual, nacional e internacional nas áreas de hanseníase, dermatologia tropical e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Tem como finalidade realizar ações de prevenção e atendimento ambulatorial a pacientes de hanseníase e à população em geral que busca assistência em dermatologia clínica. Atua, ainda, nas áreas de ensino e pesquisa, com cursos e treinamentos, estágios, com o Programa de Residência Médica em Dermatologia, além do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Dermatologia (UEA/Fuam).
APELI
O Projeto Apeli tem por objetivo reduzir ou até mesmo eliminar a hanseníase, enviando a todos os municípios do Estado equipes capacitadas a realizar o diagnóstico e tratamento adequado. Também tem a missão de levar atendimento médico social, psicológico, farmacêutico e fisioterápico com consultas, cirurgias, medicamentos, prevenção de incapacidades e encaminhamentos gerais em dermatologia.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação