novembro 6, 2025 08:44

Bosco Saraiva destina R$ 1 milhão para combate à hanseníase no Amazonas

A verba destinada à Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), pelo deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade–AM), de R$ 1 milhão, já está sendo utilizada, por meio do Projeto Apeli (Ação para Eliminação da Hanseníase). O projeto realiza a detecção precoce da doença, tratamento e cura dos infectados no Amazonas.

As ações do projeto iniciaram no Careiro Castanho e serão realizadas em Lábrea nos próximos dias. Na sequência, Novo Aripuanã e São Gabriel da Cachoeira também serão comtemplados.

Formada por 25 profissionais técnicos, a equipe realiza busca ativa de casos da doença, exames dermatológicos em contatos de pacientes e monitoramento de casos. Além disso, realizam treinamento de profissionais, palestras educativas à população e distribuem material educativo e social para que cada município possa “caminhar com as próprias pernas” e apenas ser supervisionado por avaliado pela Fuam a cada seis meses.

Com a verba parlamentar, o projeto funcionará ao longo de três anos em todos os municípios do Amazonas. “É gratificante ver que podemos cuidar do nosso povo e oferecer oportunidades de uma qualidade de vida digna para todos”, disse Bosco Saraiva.

Fuam

A Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), órgão da Administração Indireta do Poder Executivo do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) é um Centro de Referência estadual, nacional e internacional nas áreas de hanseníase, dermatologia tropical e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Tem como finalidade realizar ações de prevenção e atendimento ambulatorial a pacientes de hanseníase e à população em geral que busca assistência em dermatologia clínica. Atua, ainda, nas áreas de ensino e pesquisa, com cursos e treinamentos, estágios, com o Programa de Residência Médica em Dermatologia, além do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Dermatologia (UEA/Fuam).

APELI

O Projeto Apeli tem por objetivo reduzir ou até mesmo eliminar a hanseníase, enviando a todos os municípios do Estado equipes capacitadas a realizar o diagnóstico e tratamento adequado. Também tem a missão de levar atendimento médico social, psicológico, farmacêutico e fisioterápico com consultas, cirurgias, medicamentos, prevenção de incapacidades e encaminhamentos gerais em dermatologia.

 

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Serviços de saúde da Prefeitura de Novo Aripuanã serão fiscalizados pelo MPAM

Os serviços prestados pela Prefeitura de Novo Aripuanã, na área da Saúde, serão fiscalizados pelo Ministério Público do Amazonas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!