fevereiro 22, 2026 10:05

Amazonas poderá ter Instituto Médico Legal para animais

Diante de tantos maus-tratos e até crimes contra animais domésticos que ficam impunes em todo o Amazonas, a deputada estadual Joana Darc (PL) apresentou um requerimento de indicativo ao Poder Executivo solicitando a criação do Instituto Médico Veterinário Legal (IMVL).

A parlamentar destaca que a Lei Federal nº 14.064, publicada em 30 de setembro de 2020, prevê o aumento de pena para crimes contra animais. No entanto, é preciso ter uma estrutura com corpo técnico para a caracterização dos fatos.

“O Instituto Médico Veterinário Legal vai auxiliar os trabalhos de investigação policial e judicial neste setor específico. A polícia necessitará de assessoria técnica, principalmente de médicos veterinários, para a análise de provas, lesões corporais, intoxicações e outros indícios de crime”, justificou.

A deputada aponta como carente os serviços de atendimento aos animais por parte dos serviços públicos no Amazonas. “O serviço público carece de condições adequadas para suprir a demanda por atendimentos aos animais de estimação. No Amazonas, muitos cães e gatos são abandonados, maltratados e não possuem suporte médico apropriado”, ressaltou Joana Darc.

Ranking

Joana Darc destaca, ainda, o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-2020) que mostra o Brasil como quarto colocado no Ranking Mundial de animais domésticos, mas cai para a 84ª posição quando se trata do Índice de Desenvolvimento Humano e Social (IDHS).

 

 

Com informações da assessoria

Foto: Matheus Ponce

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!