Roraima – A equipe “I Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), foi destaque nacional nesse sábado, 16, ao ganhar medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os alunos competiram na categoria ‘modelagem virtual’, disputando com 10 equipes de alto nível de todo o Brasil.
De acordo com o coordenador Bruno Reis, a equipe ficou em 1° lugar (nível 1) na etapa estadual do evento, modalidade: simulação, garantindo a vaga para a etapa nacional que ocorreu entre os dias 11 e 15 de outubro. Ele avaliou que em 2021 o campeonato foi mais acirrado.
“Esse ano foi uma competição com nível mais elevado, e nossa equipe obteve um excelente resultado, conquistando o 3° lugar na Prática Virtual Apresentação – Modelagem Virtual. A equipe elaborou um projeto no computador, que simula o comportamento de um robô em missões físicas, seguindo os desafios da OBR”, explicou.
Segundo a Prefeitura de Boa Vista, responsável pelo CCTI, a modelagem do projeto foi executada em novos softwares de computador, onde o robô foi preparado para a competição, como se a apresentação ocorresse no formato físico. “A equipe trabalhou com um novo conjunto de peças que permitem a construção criativa de robôs e dispositivos dinâmicos, chamado ‘Spike Prime’, que pertencente a linha Lego”.
Para o capitão da “I Robot”, Luciano Sampaio, a conquista é gratificante por ficar entre as melhores equipes do País. “Tivemos sucesso na etapa estadual, fizemos ajustes para a nacional, e durante a apresentação para a banca avaliadora da OBR, obtivemos uma ótima colocação na categoria, nos esforçamos muito e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho desenvolvido em 2020”, comemorou.
A equipe segue agora para o próximo desafio, o Torneio de Robótica First Lego Leagem – (FLL), onde os integrantes constroem robôs baseados na tecnologia Lego Spike Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação/Semuc