Em mais um dia de reuniões em Brasília (DF), a Prefeitura de Manaus, por meio de gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), se reuniu com autoridades e lideranças municipais e estaduais para reforçar estratégias e políticas públicas de Saúde. As agendas aconteceram no Ministério da Saúde (MS) e na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS).
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, e os subsecretários Djalma Coelho e Nagib Salem se reuniram com a equipe técnica do Ministério da Saúde para discutir sobre as linhas de cuidado do câncer de mama e do colo do útero, o tipo que mais atinge as mulheres amazonenses.
Além disso, foram discutidos e apresentados os números de mortalidade materno-infantil em Manaus e estratégias para reforçar políticas da primeira infância na cidade.
Durante a tarde, os gestores seguiram para a 11ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite 2021, que contou com representantes municipais, estaduais e nacionais do setor da Saúde na sede da Opas, além da presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da representante da Opas no Brasil, Socorro Gross Galiano.
No evento, foram apresentados indicadores da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, mudanças no financiamento federal do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e novos medicamentos incorporados ao SUS, que vão beneficiar pacientes com hipotireoidismo, toxoplasmose e outras doenças.
Manaus é referência nacional
Na ocasião, a secretária Shádia lembrou que a rede de saúde da Prefeitura de Manaus fechou o segundo quadrimestre de 2021 na quarta posição do ranking do Índice Sintético Final (ISF) das capitais brasileiras, encerrando o período com 63,9%.
“Os novos itens apresentados, analisados e aprovados no evento no âmbito do Previne vão beneficiar, e muito, a população de Manaus”, vibrou a secretária Shádia Fraxe.
O índice é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.
“Isso é resultado do trabalho das equipes de Saúde da Família e da Atenção Primária na gestão do prefeito David Almeida, que se empenha para melhorar a cada dia, a vida das pessoas. É o que cada equipe faz, a partir de sua organização e atendimento, que gera resultados tão positivos para a nossa cidade”, apontou a secretária.
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação