setembro 8, 2025 15:40

TSE mantém cadeira de vereador do Solidariedade na Câmara Municipal de Manaus

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu os pedidos de intervenção do vereador Bessa (SD) e da comissão provisória do partido Solidariedade. Dessa maneira, manteve a cadeira do parlamentar na Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

No fim de junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) havia concedido o registro de candidatura de Rodinei Moura Ramos, candidato do Avante. Com a contabilização de votos subindo para 95.349, o Avante iria abrir uma quinta cadeira no Plenário Adriano Jorge. A vaga seria do atual titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira. O ex-vereador do Avante recebeu 4.566 no pleito de 2020, sendo o primeiro suplente da sigla. 

Em agosto, a decisão do presidente do TRE, desembargador Wellington José de Araújo, de levar o processo para o TSE foi publicada no Diário Oficial do órgão. À época, o presidente do TRE-AM considerou que os recursos manejados contra as decisões proferidas em processos relativos a registro de candidatura não são de juízo do Tribunal Regional Eleitoral. Portanto, a Corte deveapenas intimar as partes envolvidas na matéria.

Decisão 

“O Tribunal, por unanimidade, deferiu os pedidos de intervenção formulados por Elissandro Amorim Bessa e pela Comissão Provisória do Partido Solidariedade. Na qualidade de assistentes simples do Ministério Público, homologou o pedido de desistência do recurso especial interposto por Rodinei Moura Ramos e deu provimento aos recursos especiais interpostos pelo Ministério Público Eleitoral, por Elissandro Amorim Bessa e pela Comissão Provisória do Partido Solidariedade, a fim de reformar o acórdão regional que julgou os segundos embargos de declaração, para indeferir o registro de candidatura de Rodinei Moura Ramos ao cargo de vereador no Município de Manaus/AM, nas Eleições 2020, nos termos do voto do Relator”, diz a decisão do TSE do dia 3 de dezembro. 

Votaram com o relator, ministro Sergio Silveira Banhos, os ministros Carlos Horbach, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves e o presidente, Luís Roberto Barroso.

A certidão de julgamento está aqui

 

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!