abril 29, 2025 17:57

RR: Em três anos de mandato, Denarium não implantou UTIs para grávidas em maternidade

Roraima – Em três anos de gestão, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), não implantou nenhuma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A falta de investimento pode ter colocado em risco vidas de mulheres grávidas infectadas pelo novo coronavírus que precisaram de atendimento diferenciado e foram encaminhadas para o Hospital Geral de Roraima (HGR).

Um levantamento do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 escancara para todo o País a crise no sistema público de Saúde de Roraima. Segundo o estudo, de 39 grávidas infectadas pelo vírus desde 2020 a 2021, 21 morreram em Roraima.

Reeleição 

Enquanto não prioriza a Saúde, que passa por diversas crises, o governador do Estado intensifica ações focadas na reeleição. Entre elas, doação de alimentos pelo programa ‘Cesta da Família’, onde ocorrem discursos eleitoreiros, aglomeração e a participação de diversos aliados de Denarium. Nos bastidores, a ação é considerada como uma manobra para garantir votos nas eleições.

Além de focar no assistencialismo, o governador também tem investido na promoção e divulgação de eventos para atrair a atenção do eleitorado como, por exemplo, a festa no Dia das Crianças com distribuição de brinquedos, festa para servidores do Estado e o ‘festão’ de fim de ano. No réveillon, por exemplo, o governo gastou quase meio milhão de reais apenas com fogos de artifício.

‘Priorizando vidas’

Enquanto a gestão Denarium não investe, o prefeito Arthur Henrique (MDB), em seis meses, promoveu concurso público, criou lei para aumentar o teto salarial e alterou estrutura organizacional do Hospital da Criança.

Além disso, a Prefeitura de Boa Vista investe para minimizar os impactos da pandemia. Em 2020, por exemplo, foram realizadas 29.353 consultas de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde e, em 2021, os atendimentos cresceram 10%. Foram 32.413 consultas de pré-natal.

Silêncio 

O Poder entrou em contato com o governo para questionar os motivos de não terem sido implantadas UTIs para grávidas na maternidade e se há um planejamento para este investimento.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou apenas que há 16 leitos UTI neonatal, 20 leito neonatais de Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais e 7 Unidade de Cuidados Intermediários Canguru.

Além disso, garantiu que existem UTIs de isolamento Covid destinadas a recém-nascidos. Por fim, assumiu que não há UTI para grávidas na maternidade e que elas, quando necessário, são de ‘imediato’ encaminhadas e acompanhas no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.

Da Redação O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

TCE-AM admite Representação contra Prefeitura de Uarini por supostas irregularidades

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) admitiu Representação com pedido de Medida Cautelar contra a Prefeitura Municipal de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!