Roraima – Contra as fake news, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lançou, nesta sexta-feira, 1º, a campanha ‘Abrace a Verdade’. A ação ocorrerá ao longo de todo o mês de abril, com orientações de como identificar e combater notícias falsas. Ao longo dos últimos meses, os líderes do MDB em Roraima têm sido vítimas de diversas notícias falsas.
O MDB soma esforços com a Justiça Eleitoral para combater o crime de desinformação nas eleições de 2022. Conforme o presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, a ideia da ação Abrace a Verdade é ajudar as pessoas a reconhecerem uma fake news eleitoral.
“Ninguém gosta de mentiras ou de ser enganado. Por isso, o nosso Time MDB RR faz esse convite para que, cada um e cada uma Abrace a Verdade. É muito importante que esse esforço comece agora. E assim, nas eleições, as pessoas saibam o que é uma fake news e como denunciar esse crime”.
Além de produzir os conteúdos de redes sociais, o Time MDB RR abre a campanha Abrace a Verdade com o podcast Minuto Roraima. Neste episódio, o partido convidou a advogada Hanna Gonçalves para esclarecer sobre o que é considerado fake news, as penalidades que estão sujeitos quem cria ou compartilha esse tipo de conteúdo, além de novidades incluídas na atualização do código eleitoral.
Hanna é jornalista, advogada, especialista em direito eleitoral e também faz parte da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político bem como da Comissão Eleitoral da OAB Seccional Roraima.
Conforme Hanna Gonçalves, a desinformação é uma das maiores inimigas da democracia. “A experiência mundial já deixou muito claro que a divulgação em massa de desinformação pode ser decisiva na formação da convicção, bem como, no voto do eleitor. Por isso, a Justiça Eleitoral trabalha para reduzir os impactos negativos causados pelas fake news”.
A advogada disse, ainda, que as fakes news ganharam força no país nas eleições de 2018. E o próprio presidente do MDB RR sofreu os efeitos da desinformação eleitoral.
“Nas eleições de 2018, meus adversários diziam que eu era o dono da empresa de energia. Mas, isso não é verdade. No entanto, muita gente acreditou e esse foi um dos fatores que me fez perder as eleições”.
Fake News eleitoral
De acordo com Hanna Gonçalves, as fake news são as informações falsas, mentirosas, que não condizem com a verdade e, portanto, são criadas só para prejudicar as pessoas vinculadas ao processo eleitoral.
Contudo, a lei eleitoral passa por atualizações. E por isso, esta será a primeira vez que a Justiça Eleitoral vai punir, do mesmo modo, quem cria ou quem compartilha as notícias falsas.
Assim, tanto quem produz, oferece ou vende material com conteúdo de fake news contra partidos ou candidatos pode ser condenado a pagar multa e até ser preso. Por outro lado, os candidatos que contratam as chamadas milícias digitais, podem ter o mandato cassado e ficar na condição de inelegíveis por 8 anos.
Ajuda a combater as fake news
Para responder às dúvidas das pessoas e ajudar no combate a fake news, o Time MDB RR tem um canal exclusivo de atendimento via whats. Assim, para receber os conteúdos oficiais do partido ou tirar dúvidas, basta salvar na agenda do seu celular, o número 95 99146 0156.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação/ Benício Moreira (MDB)