abril 4, 2025 00:38

Decisão do TRE altera tempo de candidatos ao governo no Horário Eleitoral

A regularização da situação do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) fez com que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) distribuísse novamente o tempo destinado aos partidos, coligações e federações para veiculação no primeiro dia do Horário Eleitoral Gratuito, que começa nesta sexta-feira, 26. A ordem dos candidatos está mantida e a redistribuição foi feita em audiência pública no Fórum Eleitoral nessa quarta-feira, 24. 

O Pros estava sob julgamento por conta de uma disputa interna na sigla e, portanto, não teve o tempo contabilizado na reunião anterior. Dois grupos disputam o comando do partido, sendo um de apoiadores do candidato ao governo, Amazonino Mendes (Cidadania), e outro de apoiadores do candidato Henrique Oliveira (Podemos). Dessa maneira, o Pros apresentou três atas com candidatos à eleição e o TRE-AM assumiu a responsabilidade do “destino” da sigla. 

A desembargadora eleitoral Carla Maria Santos dos Reis considerou as atas representadas pelo presidente da sigla, Edward Malta, como válidas para a contagem do tempo de propaganda. A decisão beneficia Henrique Oliveira, que aumentou a propaganda de 27 para 36 segundos. 

O tempo de Wilson Lima (União Brasil) foi reduzido em três segundos, mas ele segue sendo o candidato com maior tempo de tela (3m51s). Dois segundos foram diminuídos do candidato Eduardo Braga (MDB), que tem 2m43s. Outros candidatos tiveram um segundo subtraído. Com isso, Ricardo Nicolau (SD) tem 58s; Amazonino Mendes, 49s; Carol Braz (PDT) tem 39 s e Dr. Israel Tuyuka (Rede/Psol) tem 20s.  

Audiência Pública

A Audiência Pública no auditório do Fórum Eleitoral de Manaus foi realizada pela Comissão Fiscalizadora da Propaganda Eleitoral do TRE-AM. Na reunião estiveram presentes representantes dos partidos políticos, coligações, federações e imprensa. A reunião foi conduzida pelos coordenadores de Propaganda nas Eleições de 2022 e juízes Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo, Ana Lorena Gazzineo e Francisco Carlos Gonçalves de Queiroz.

O documento está aqui

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Roberto Cidade abre o V Feclam nesta quinta-feira, 3

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União) abriu o “V Fórum Estadual das Casas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!