Roraima – Em sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Constas de Roraima (TCE-RR), realizada nessa terça-feira, 23, o conselheiro Célio Wanderley fixou multa no valor de R$ 2.225,70 à titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Cecília Smith Lorezom. A multa foi estipulada devido a titular da pasta não prestar informações ao órgão.
Cecília foi intimada a prestar esclarecimentos a respeito de pagamentos realizados pela Secretaria de Saúde nos exercícios de 2017 e 2018. O TCE quer verificar se ocorreu, naquele período, a quebra irregular da ordem cronológica de pagamentos. No entanto, a secretária não deu, até o momento, nenhum esclarecimento ao Tribunal.
Por conta da falta de transparência por parte da secretária, o conselheiro Célio Wanderley fixou um novo prazo de 30 dias para cumprimento integral das informações solicitadas pelo órgão.
Neste sentindo, no caso da secretária continuar “escondendo” as informações dentro do novo prazo, será aplicada a multa no valor de R$ 2.225,70 por cada dia em que ela recusar fornecer os dados. Isso deve ser interrompido até que ela preste a informações ao Tribunal de Contas.
Somente na gestão do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), Cecília Lorezom foi nomeada duas vezes para comandar a Secretaria de Saúde. Neste período, a pasta tem sido alvo várias polêmicas e até de investigações pela suspeita de desvio de dinheiro público.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da pasta para saber o motivo das informações solicitadas pelo órgão fiscalizador não terem sido repassadas. O Poder aguarda um posicionamento.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação