fevereiro 23, 2025 06:17

Wilson Lima apresenta propostas e é atacado por adversários em debate

Realizado nesta terça-feira, 27, os candidatos ao governo do Amazonas participaram de um debate na emissora Rede Amazônica. O candidato Amazonino Mendes (Cidadania) alegou “questão de foro íntimo“ e não participou. Já o atual governador e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), foi atacado pelos candidatos presentes no primeiro debate que participou.

O debate foi dividido em quatro blocos e conduzido pelo jornalista José Roberto Burnier. Em vários momentos, os candidatos Ricardo Nicolau (SD), Israel Tuyuka (PSOL), Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB) trocaram farpas. Carol Braz (PDT) foi a única que adotou uma postura pacífica em meio às alfinetadas.

No primeiro bloco, as perguntas foram feitas com tema livre. A Saúde e a Segurança foram os principais temas abordados. Ricardo Nicolau (SD) e Carol Braz (PDT) questionaram a ausência de Mendes enquanto Henrique Oliveira (Podemos) criticou o apoio do presidenciável Lula a candidatura do senador Eduardo Braga (MDB). 

No segundo bloco, Israel Tuyuka (PSOL) respondeu a pergunta de Carol Braz e questionou o garimpo e a exploração de Petróleo no Amazonas. A comunidade LGBTQIAP+ foi abordada pela candidata Carol Braz que ressaltou que eles precisam de respeito e que terão projetos em sua gestão, se eleita. Eduardo Braga e Ricardo Nicolau evitaram ataques entre si e miraram em Wilson Lima. 

Ricardo Nicolau foi advertido duramente pelo jornalista José Roberto Burnier ao tentar mostrar um vídeo. “O senhor está infringindo uma regra que o senhor mesmo assinou. Não pode”, alertou o jornalista. Ricardo Nicolau não gostou da advertência mas a acatou.

No terceiro bloco, Wilson Lima foi sabatinado pelos candidatos. Saúde, Esporte e Desenvolvimento foram abordados. Eduardo Braga atacou diretamente Wilson Lima que respondeu aos ataques. Eduardo Braga alegou que é um candidato ficha limpa após Henrique Oliveira citar obras superfaturadas na gestão dele. Braga também foi atacado pelo aumento da conta de energia por ter sido titular da Pasta responsável no Governo Federal. O candidato defendeu-se alegando que o aumento de energia foi de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No quarto bloco, o assunto Zona Franca de Manaus (ZFM) foi abordado no questionamento de Wilson Lima para Carol Braz. Ambos os candidatos ressaltaram a importância do modelo econômico para o Amazonas. A Saúde voltou a ser debatido e os candidatos Ricardo Nicolau foi feito 

O quinto bloco foi voltado para as considerações finais dos candidatos. 


Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação/G1 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!