Após ser reeleito governador do Amazonas com 56,67% dos votos, Wilson Lima (União Brasil) se consagrou como a maior liderança política do Amazonas. Com a mudança de “safra”, os caciques da política estadual se aposentaram e a renovação no cenário é perceptível.
Com mais de um milhão dos votos e quase 100% das urnas apuradas, Wilson Lima se credencia como uma verdadeira liderança. Além disso, a quantidade expressiva acaba resultando na aposentadoria de nomes conhecidos como José Melo, Alfredo Nascimento, Arthur Neto e o próprio Amazonino Mendes.
Em comparação com ex-governadores do Estado, Wilson Lima também se destaca. Nas Eleições Gerais de 2006, Eduardo Braga (MDB) foi reeleito para comandar o Amazonas com 50,63% dos votos válidos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 2010 foi a vez de Omar Aziz (PSD) ser reeleito governador do Amazonas. À época, o atual senador recebeu mais de 943 mil votos, o equivalente a mais de 63% do total de votos válidos, além de liderar todas as pesquisas de intenção de voto daquele ano.
As porcentagens de votos alcançadas por Braga e Aziz já representavam um desejo da população pelo novo. Fato que foi confirmado com a eleição de Wilson Lima em 2018, quando recebeu 1.033.950 votos ou 58,50% dos votos válidos, derrotando Amazonino Mendes, que teve 733.366 votos (41,50%).
Ou seja, este ano, Wilson Lima superou sua própria marca. Muitos analistas chegaram a duvidar de seu desempenho nas urnas e até mesmo de sua vitória.
Por sua vez, Wilson Lima se reinventou e terá mais quatro anos de mandato pela frente.
Da Redação O Poder
Imagem: Neto Ribeiro