Em encontro com reitores nesta manhã (19), o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre os desafios educacionais para o país nos próximos anos. Dentre as prioridades, está a ampliação de vagas e a contenção da evasão de alunos no Ensino Superior.
O presidente Lula (PT) e o ministro se encontram com reitores de 27 universidades e institutos federais no Palácio do Planalto.
Segundo Camilo Santana, o percentual da população brasileira com educação superior completa está em níveis muito inferiores aos dos países que compõem a OCDE. “É um desafio enorme para nós a questão da ampliação e oferta de vagas e do acesso aos nossos alunos e jovens na universidade”, disse.
Conforme dados apresentados pelo ministro, apenas 15% da população entre 55 e 64 anos tem ensino superior, quando a média dos países da OCDE é de 30%. Já para a população entre 25 e 34, apenas 23%, quando a média é 47%.
O ministro ainda reiterou o compromisso de retomar investimentos em programas como o Prouni e o Fies — defendido pelo presidente Lula. Além disso, mencionou que pretende avançar na criação do Sistema Nacional de Educação, projeto já aprovado na Câmara dos Deputados, e que aguarda análise do Senado Federal.
Com informações de O Antagonista
Foto: Reprodução